• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vídeo: tornado deixa casas destelhadas no Alagoas, em evento raro

Casa destelhada por tornado em Estrela de Alagoas, Agreste de ALReprodução

Um tornado atingiu casas em Estrela de Alagoas, no Agreste alagoano, na tarde dessa quinta-feira (22). O fenômeno deixou um rastro de destruição com residências destelhadas, e moradores registraram o ocorrido. De acordo com o MetSul, tornados são eventos raros no Nordeste do país.

Cerca de 10 residências tiveram estragos registrados. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL), toda a região estava sob aviso meteorológico emitido pela pasta à população. O tornado, afirmam, foi de pequena proporção, com intensidade F0 na escala Fujita, que mede a intensidade do fenômeno.

Moradores comunicaram que a Prefeitura de Estrela de Alagoas se comprometeu a fazer o reparo nas casas atingidas.

Veja o vídeo:

TEMPO | Raro tornado provoca estragos em cidade do interior de Alagoas e em pleno Agreste. Veja o que aconteceu e entenda o fenômeno. ▶️ https://t.co/ZyMSMrllNm pic.twitter.com/qF6v2ojD4W

— MetSul Meteorologia (@metsul) February 23, 2024

“Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão que se materializa quando seu funil toca o chão conectando uma nuvem de tempestade ao solo”, explica o meteorologista Vinicius Nunes Pinho, em nota publicada pela Semarh-AL.

Pinho também afirma que um escoamento quente e úmido do leste, em confronto com o ar frio e seco que veio do sul, teria provocado uma instabilidade climática e favorecido a formação do tornado.

“No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento”, complementa. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *