• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Alemanha investiga suspeita de espionagem após mídia russa reproduzir gravação de oficiais

A Alemanha disse neste sábado (2) que está investigando uma aparente escuta de uma ligação, depois que Moscou disse que uma gravação de oficiais alemães os mostrava discutindo envio de armas para a Ucrânia e um possível ataque de Kiev a uma ponte na Crimeia.

Um porta-voz do Ministério da Defesa alemão disse no sábado que o Escritório Federal de Contrainteligência Militar estava investigando o que parecia ser um caso de escuta, e que era possível que a gravação tivesse sido alterada.

O chanceler Olaf Scholz, falando durante visita a Roma, chamou o possível vazamento de “muito sério” e disse que “agora está sendo esclarecido com muito cuidado, muito intensamente e muito rapidamente”.

Margarita Simonyan, jornalista da TV estatal russa e chefe do Russia Today, publicou o áudio em seu canal no Telegram e disse que ele revelava oficiais alemães “discutindo como atacar a ponte da Crimeia”, que liga a Rússia à península ucraniana que foi e anexada em 2014 por Moscou.

A Reuters ouviu a gravação de 38 minutos, mas não pôde confirmar sua autenticidade de forma independente.

Os participantes da ligação discutem a possível entrega de mísseis de cruzeiro Taurus a Kiev, que Scholz tem rejeitado publicamente com firmeza até agora. Eles também falam sobre o treinamento de soldados ucranianos e possíveis alvos militares.

Scholz, falando em uma visita a Roma, disse a jornalistas que o possível vazamento era “muito sério”.

“É por isso que agora está sendo esclarecido com muito cuidado, intensidade e rapidez. Isso também é necessário”, disse ele.

A embaixada da Rússia em Berlim não respondeu a um pedido de comentário sobre as alegações de possível espionagem. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nas mídias sociais na sexta-feira: “Exigimos uma explicação da Alemanha”, sem detalhar suas preocupações específicas.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, falou a jornalistas neste sábado sobre “os planos astutos da Bundeswehr (forças armadas alemãs), que se tornaram aparentes devido à publicação dessa gravação de áudio. “Trata-se de uma autoexposição flagrante”, disse Lavrov.

Roderich Kiesewetter, membro do Parlamento alemão, disse ao jornal Handelsblatt que considera as informações como autênticas.

“É claro que a Rússia está mostrando o quanto usa a espionagem e a sabotagem como parte da guerra. É de se esperar que muito mais tenha sido interceptado e vazado a fim de influenciar decisões, desacreditar e manipular pessoas”, disse ele.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alemanha investiga suspeita de espionagem após mídia russa reproduzir gravação de oficiais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *