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Apenas 25% dos curitibanos opta pelo transporte público ao se deslocar pela cidade, aponta CNI

Apesar de ser internacionalmente reconhecida pelo sistema de transporte coletivo, apenas 25% da população opta por andar de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana. O dado consta em estudo inédito da Confederação Nacional dos Transportes (CNI), divulgado na última sexta-feira (12).

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Foto: SMCS

No estudo, a CNI compara Curitiba com outras 8 regiões metropolitanas que possuem levantamentos parecidos. De longe, a capital paranaense e sua região metropolitana possuem o menor índice de uso do transporte coletivo.

Segundo os dados, 49% dos curitibanos hoje optam pelo transporte individual motorizado, seja ele o carro, a moto, o táxi ou um transporte por aplicativo. 25,4% prefere se deslocar a pé ou de bicicleta. Desta forma, apenas 25,7% escolhe o ônibus.

Após Curitiba, os menores indíces de uso do transporte coletivo são verificados nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, 31%, e Campinas, 33,6%.

“Deve-se destacar inicialmente que não aparenta haver um padrão claro no que diz respeito à participação de meios menos sustentáveis – leia-se transporte individual motorizado – na matriz de transporte das metrópoles brasileiras. A razão é que esse indicador não está apenas relacionado a uma política de mobilidade ativa e à qualidade da rede de transportes coletivos, mas também relacionado à própria qualidade dos deslocamentos de transporte individual, e aos níveis de renda da população metropolitana. Via de regra, maiores níveis de renda aumentam a demanda por transporte individual (a elasticidade – renda da demanda por transporte individual é maior do que a de transporte coletivo”, cita ao estudo ao destacar motivos que podem apontar para o expressivo uso do carro em Curitiba.

Como consequência do uso do carro, Curitiba lidera o ranking de cidades que mais emitem poluentes per capita dentre as Regiões Metropolitanas analisadas.

Países desenvolvidos usam mais o transporte público

Além de comparar com outras 8 regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Distrito Federal, Manaus, Salvador e Campinas), o estudo também mostra como Curitiba usa muito mais o carro que em países desenvolvidos.

Em Londres, o uso do transporte individual é opção para 37% das pessoas. Em Nova York e Berlim, 30%. Já em Seoul, 29,5%.

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