• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Clubes ainda podem contratar reforços antes do Brasileiro? Entenda a regra

A Série A do Campeonato Brasileiro terá início em 13 de abril, e a B começa uma semana depois, em 20 de abril. A janela de transferências para o futebol brasileiro fechou em 7 de março, mas há uma brecha criada pela CBF para que os clubes dessas divisões possam contratar reforços antes do início das competições.

O fechamento da janela no início de março criou um dilema para o departamento de registros da confederação brasileira: e os jogadores que disputam estaduais por clubes sem calendário ao término dessas competições?

Os principais torneios acabam em 7 de abril, uma semana antes do Brasileirão começar, e profissionais poderiam ficar sem contrato e sem chance de registro por uma nova equipe.

Para evitar que atletas percam oportunidade de jogar no Brasileirão, a CBF criou uma exceção em seu Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas para 2024. Ela funciona assim:

  • Jogadores que tiverem vínculo encerrado com os clubes de 1º de abril a 19 de abril poderão acertar contrato com uma nova equipe, desde que tenham sido inscritos em algum Campeonato Estadual;
  • Essa regra só vale para transferências nacionais

“Essa exceção se aplica exclusivamente para os jogadores que tenham disputado estadual. Caso o atleta não tenha disputado o estadual, para se transferir a um clube da série A ou B deverá aguardar a próxima janela de transferências”, explicou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo.

É, por exemplo, o que vai ocorrer com o meia Rômulo, contratado pelo Palmeiras, mas que ainda disputa o Campeonato Paulista pelo Novorizontino. Após a competição, o jogador rescindirá seu acordo com a equipe do interior e poderá ser registrado na CBF imediatamente pela diretoria palmeirense, que o inscreverá no Brasileirão.

Uma outra possibilidade de se contratar fora do período de janela de transferências é se o jogador tiver encerrado vínculo com o clube anterior antes de 7 de março. Isso pode valer para qualquer atleta, inclusive para aqueles que estavam fora do país.

A segunda janela de transferências de 2024 será de 10 de julho a 2 de setembro, quando negociações para compra e venda podem ser feitas com qualquer clube do mundo.


Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Clubes ainda podem contratar reforços antes do Brasileiro? Entenda a regra no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *