• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Dengue em SC: mais uma cidade registra primeira morte pela doença em 2024

Nesta sexta-feira (14), uma nova cidade de Santa Catarina registrou a primeira morte por dengue do ano: Brusque, no Vale do Itajaí. Um homem de 84 anos, residente do bairro Santa Rita, veio a óbito pela doença, conforme anunciou a prefeitura local. Ele estava internado e era portador de comorbidades.

Imagem ilustrativa do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue

Brusque registrou a primeira morte por dengue em 2024 (imagem ilustrativa). – Foto: Reprodução/Prefeitura de Brusque/ND

Apesar do município não estar em situação de emergência declarada, ao contrário de vizinhas como Itajaí e Navegantes, o número de casos é expressivo, totalizando 350 infecções até o momento. Além disso, são 264 focos espalhados.

Segundo levantamento da prefeitura, a maioria das ocorrências de dengue concentra-se no bairro Santa Terezinha, com 50 casos confirmados. Dom Joaquim, com 24, e Bateas, com 18, são as outras duas localidades mais afetadas. O restante das notificações está distribuído por diversos bairros.

Leito de UTI do Hospital Azambuja, em Brusque

Paciente que veio a óbito por conta da doença estava internado na UTI do Hospital Azambuja. – Foto: Divulgação/Hospital Azambuja

No caso específico de Santa Rita, onde residia a vítima, há sete casos confirmados. O homem falecido estava internado na UTI do Hospital Azambuja e sofria de hipertensão.

Alguns bairros de Brusque ainda não relataram casos de dengue, como Centro II, Nova Trento, Paquetá, Ponta Russa e Sousa Cruz. Atualmente, nove pacientes encontram-se internados em enfermarias hospitalares no município.

Imagem ilustrativa do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue

Para prevenção de novas infecções, Defesa Civil e Vigilância Sanitária montaram canal de comunicação para notificar sobre focos do mosquito transmissor Aedes Aegypti no município. – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Focos de dengue em Brusque estão sendo notificados via Whatsapp e SMS

A cidade tem, atualmente, 264 focos identificados em 25 regiões diferentes. Diante disso, a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária implementaram um canal de comunicação para que a população seja notificada sobre possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, nos bairros.

Para inscrever-se, basta adicionar o número (61) 2034-4611 no WhatsApp e enviar a localização. Também é possível receber os alertas enviando um SMS com o CEP para 40199. Outras cidades da região adotaram medidas semelhantes para combater os focos da doença. Confira guia completo do Litoral Norte aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.