• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Tem a nave Starship e tem starship no rock

Starship. O nome está todos os dias no noticiário e já foi inserido na cabeça de milhões de pessoas. Starship. Tem havido falhas nos testes, mas é a nave fabulosa de uma empresa privada que, no futuro, deve levar homens e mulheres à Lua e também a Marte.

Starship. Para os ouvintes de rock da minha geração, garotos e garotas que, há 50 anos ou mais, se reuniam para ouvir discos de vinil nos finais de semana, starship é uma palavra extremamente familiar, daquelas que nunca saíram do nosso vocabulário.

Pois é. Enquanto a Starship, a nave, se perdeu no espaço, starship, a palavra, segue no tempo trazendo a lembrança de uma música, de uma banda e de uma mulher que todos nós, os ouvintes de rock de meio século atrás, achávamos muito bonita.

A mulher se chama Grace Barnett Wing. O nome artístico, Grace Slick. É essa da foto que ilustra a coluna nesta sexta-feira, 15 de março de 2024. Hoje, tem 84 anos. Quando ouvimos sua voz e achamos bela a presença dela no palco, tinha 30 ou um pouco mais.

Quem curtiu Woodstock, o filme, os discos, as bandas, sabe de Grace Slick. Ela era a cantora de um grupo americano de rock psicodélico chamado Jefferson Airplane. Somebody to Love, White Rabbit e Volunteers – um clássico! Quem não lembra?

Sim, perguntarão os leitores, mas o que isso tem a ver com starship? O colunista não estaria viajando? Não. Não está. É que a banda mudou de nome. De Jefferson Airplane, passou a se chamar Jefferson Starship. E, na nossa memória afetiva, ficou sendo uma coisa ou outra, desde que com Grace Slick à frente dos músicos.

Falei de uma banda e de uma mulher. Falta a música que a nave Starship me faz lembrar. Starship Trooper – um clássico absoluto do rock progressivo. Starship Trooper dura uns nove minutos e está no terceiro álbum do grupo britânico Yes.

O Yes foi fundado no final dos anos 1960. Yes Album, o terceiro álbum da banda, foi gravado no segundo semestre de 1970 e lançado em fevereiro de 1971. É o primeiro grande disco desse grupo que gravou outros discos incríveis e ainda anda por aí, enfrentando a passagem do tempo.

Starship Trooper também sobreviveu e permanece no repertório dos concertos da banda. Enquanto os mais jovens recordarão do título original do filme Tropas Estelares, fecho com um convite: dedique, se puder, nove minutos à audição de Starship Trooper, a música do Yes.

source
Fonte: Jornal da Paraíba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.