• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

É preciso tomar remédio para verme todo ano? Tire suas dúvidas

Embora sejam associadas a contextos de falta de saneamento básico, as infecções por vermes ainda permanecem como um problema de saúde pública no Brasil.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 9 milhões de crianças no Brasil deveria ter tomado remédios contra este tipo de parasitas em 2021.

Existem centenas de vermes que podem parasitar o corpo humano, a maioria deles se aloja no intestino ou na pele. Os mais frequentes são o Ascaris lumbricoides (a lombriga) e o Trichuris trichiura (o verme chicote).

Quais são os sintomas?

Os vermes se alimentam do sangue de seus hospedeiros e também podem competir por nutrientes específicos, especialmente a vitamina A no caso das lombrigas.

As doenças causadas por vermes são tão variadas quanto suas espécies, de forma geral, porém, têm sintomas parecidos. Os vermes que se alojam no intestino causam palidez, fraqueza, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, perda de apetite e anemia.

Os que se alojam na pele provocam irritações e coceiras. Casos mais graves podem levar a danos em outros órgãos, conforme os vermes se espalham no organismo, atingindo fígado, pulmão, olhos e até o cérebro.

Esta micrografia revela um ovo não fertilizado do verme redondo Ascaris lumbricoides, Mag. 400X. Os ovos fertilizados de Ascaris lumbricoides são arredondados e possuem casca grossa. Enquanto os ovos não fecundados são alongados e maiores, de casca mais fina, recobertos por uma camada mamilada mais visível, que às vezes é recoberta por protuberâncias, como neste caso.
Um ovo não fertilizado do verme Ascaris lumbricoides (lombriga) em um exame de fezes

Como saber se tenho vermes?

O exame de fezes simples é capaz de detectar a presença de vermes no corpo. Ele busca, especialmente, a presença de ovos no organismo já que os parasitas adultos só aparecem em exames quando os casos são mais graves.

Por que as crianças têm mais vermes?

Há duas explicações: a primeira é a imaturidade do sistema de defesa do organismo, que ainda está se acostumando a identificar os ovos dos vermes. A segunda é que as crianças têm menor preocupação com a higiene.

Devo dar vermífugo anualmente a meus filhos?

Não é recomendado dar vermífugos anualmente às crianças, como se fazia antigamente. “Qualquer medicação deve ser utilizada apenas com prescrição médica, mesmo para as crianças”, esclarece a gastropediatra Adriana Graziano, do Hospital da Criança de Brasília.

Dar vermífugos preventivamente era indicado até os anos 1990, quando as verminoses eram muito comuns no Brasil. Em meios urbanos, porém, elas praticamente desapareceram e, por isso, se recomenda que não sejam administrados remédios contra vermes sem prescrição médica.

Devo tomar remédios de forma preventiva?

Embora alguns profissionais de saúde divulguem que tomar vermífugos periodicamente ajuda a eliminar toxinas do corpo, isso não é consenso na comunidade médica e, cada vez mais, as entidades representativas se posicionam contra a prática.

“Apenas em áreas de epidemia e sem saneamento essa recomendação é válida, mas esta deve ser uma política de saúde pública, não uma decisão individual”, esclarece a professora Selma Giorgio, do departamento de biologia animal da Unicamp.

Qual o risco de tomar vermífugo sem necessidade?

Ao ingerir os medicamentos, especialmente o albendazol, com ou sem vermes, são esperados alguns efeitos colaterais. Entre eles: mudança no fluxo intestinal, enjoo, tontura, sonolência e fraqueza.

Além disso, tomar vermífugo sem necessidade pode levar à morte de bactérias que ajudam no processo digestivo, a chamada microbiota. As consequências são diarreias e queda no desempenho do sistema imunológico.

Como evitar parasitoses?

  1. Lave as mãos antes das refeições e após usar o banheiro;
  2. Higienize os alimentos antes de consumi-los;
  3. Use apenas água filtrada;
  4. Evite alimentos crus;
  5. Não ande descalço em ambientes de terra ou areia;
  6. Tome banho e higienize mãos e unhas com frequência;
  7. Certifique-se de que os animais domésticos estão vacinados e vermifugados;
  8.  Não compartilhe roupas íntimas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.