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Obras do viaduto de Água Fria entram em nova fase, com instalação de dez vigas; cada uma pesa 60 toneladas

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As obras do viaduto de Água Fria, na BR-230 em João Pessoa, entrarão em uma nova fase às 7h da quinta-feira (21). Serão içadas dez vigas que vão estruturar o viaduto. A nova etapa começa por conta da conclusão da implantação de todas as pilastras de sustentação.

O novo viaduto vai ligar o bairro de Água Fria à Rua Presidente Raniere Mazzili, no bairro do Cristo. A conclusão da construção é prevista para junho deste ano. O gestor da obra, o engenheiro Francisco Romário, afirma que se trata de mais uma etapa importante rumo à conclusão geral da obra. O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) está investindo R$ 35,6 milhões com recursos próprios do Tesouro Estadual.

As vigas

As dez vigas de apoio que serão içadas têm 30 metros de comprimento e pesam 60 toneladas, cada uma. Serão utilizados quatro guindastes, sendo dois para colocação das vigas nas carretas e dois para o içamento no viaduto.

As 10 vigas serão transportadas por três carretas, que seguirão até o local do viaduto, onde serão içadas. As carretas, conhecidas como Dolly, seguirão pela Rua Diógenes Chianca, ao lado da Empasa, até a obra, na BR-230. As ruas serão bloqueadas parcialmente pela Semob e PRF, apenas durante a passagem das carretas com as vigas. A operação completa deve durar de 2 a 3 dias.

Horários de pico

A expectativa é de que o viaduto facilite, principalmente em horários de pico, o fluxo de veículos entre os bairros do Cristo Redentor, Ernesto Geisel, José Américo e Mangabeira, bem como o tráfego contínuo na rodovia federal entre o Estádio Almeidão, Centro Administrativo Municipal, Ceasa e sede da Polícia Rodoviária Federal.

Confira aqui o mapa do içamento

A Construtora Luiz Costa (CLC), responsável pela construção do viaduto, já executou os serviços de terraplenagem e pavimentação da via lateral localizada em frente à sede dos Correios, com 600 metros de extensão, com três faixas para tráfego de veículos.

Estima-se que o novo viaduto sobre a BR-230 beneficiará mais de 800 mil habitantes da Capital, especialmente os residentes da Zona Sul.

Como parte do projeto, o DER executou serviços de pavimentação das ruas em torno da obra visando desafogar o trânsito na região e oferecer condições de mobilidade das pessoas durante o andamento das obras.

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Com informações da Secom-PB

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Fonte:

ClickPB

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