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Magazine Luiza (MGLU3): O que esperar do 1T23, segundo 3 analistas

Magazine Luiza
Lojas físicas devem registrar um avanço no critério mesmas lojas de 2,6%, segundo a XP.  (Imagem: Divulgação)

O Magazine Luiza (MGLU3) deve apresentar mais um prejuízo com o balanço do primeiro trimestre de 2023, que será divulgado nesta segunda-feira (15), após o fechamento do pregão. Um ano atrás, a empresa teve prejuízo de R$ 161,3 milhões.

Segundo Itaú BBA, a varejista deve apresentar um resultado financeiro “pesado”, que impulsionará um prejuízo líquido de R$ 183 milhões no trimestre.

O banco destacou os ganhos de participação de mercado em todos os canais de vendas, mas ponderou que o fim dos “ventos contrários” da Difal – diferença entre a alíquota interna e a interestadual do ICMS – deve impactar a dinâmica de rentabilidade.

“O efeito não deve ser observado nos próximos trimestres, já que a empresa conseguiu repassar esse impacto para os preços no 1T23”, afirmou.

Segundo o Itaú BBA, os esforços da empresa para reconhecer os ganhos de eficiência provavelmente compensarão o impacto negativo da Difal no nível do Ebitda e, com isso, a margem anual deve ficar estável em 5,1%.

Geração de caixa negativa

A XP Investimentos projeta prejuízo líquido de R$ 202 milhões e geração de caixa negativa, em linha com a sazonalidade do trimestre.

“O Magazine Luiza deve resultados fracos no primeiro trimestre, com um crescimento tímido da receita, mesmo com a fragilidade da Americanas, já que o cenário macro difícil continua pesando na demanda de bens duráveis, enquanto a implementação do Difal deve pesar na lucratividade”.

O GMV total, segundo a XP, deve crescer 9% na comparação com o mesmo período do ano passado, suportado pelo GMV online crescendo 10% (1P em +5% e 3P em +20%), beneficiando-se da recuperação judicial da Americanas.

Lojas físicas devem registrar um avanço no critério mesmas lojas de 2,6%, devido à menor demanda por bens duráveis, ainda conforme a corretora.

“Quanto à lucratividade, a margem bruta deve ser o destaque negativo, -0,9p.p no comparativo anual, já que os aumentos de preço para compensar a implementação do Difal foram distribuídos ao longo do trimestre, embora a margem Ebitda deva melhorar +0,6p.p por conta de eficiências operacionais”, disse.

Magazine Luiza mantém rentabilidade operacional

Para a Genial Investimentos, o Magazine Luiza fez um “ótimo trabalho” na manutenção de rentabilidade operacional na base anual. A corretora, no entanto, espera um prejuízo líquido de R$ 191 milhões (-17,6% a/a) e uma margem líquida negativa em 2,0%.

“A companhia deve ser mais uma vítima do alto patamar de juros, que incorre em maiores encargos de dívidas financeiras e arrendamento”, afirmou a corretora. “Também, esperamos ver maiores pressões em antecipação de recebíveis no período”.

A carteira deve apresentar um ritmo parecido com o do quatro trimestre, disse, crescendo próximo a 5,0% t/t. “Segurando a mão na concessão de crédito, projetamos um PDD e Over 90 estáveis na visão sequencial”, destacou.

“O consumo de caixa também é uma dinâmica a esperar para o trimestre, dada a sazonalidade de pagamento de fornecedores. Contudo, esperamos um consumo em menor nível ao observado no mesmo período de 2021, dada o menor nível de estoques”.

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