• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Parlamento português aprova a Eutanásia

O parlamento de Portugal confirmou, na sexta-feira (12) o decreto vetado pelo Presidente da República sobre a eutanásia, ou morte medicamente assistida, obrigando à sua promulgação. O decreto foi aprovado com um total de 129 votos a favor, uma abstenção e 81 votos contra.

É a quinta vez que o parlamento aprova um decreto sobre a despenalização da eutanásia, depois de dois vetos políticos de Marcelo Rebelo de Sousa e dois vetos na sequência de inconstitucionalidades decretadas pelo Tribunal Constitucional.

Desta vez, porém, Marcelo Rebelo de Sousa é obrigado a promulgar o documento, uma vez que, de acordo com a Constituição da República, perante um veto político, o parlamento pode confirmar o texto por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, 116 em 230. Assim que o decreto for novamente enviado para Belém, Marcelo tem oito dias para anunciar a sua promulgação.

A aprovação rendeu forte repercussão. No sábado, o Papa Francisco criticou o projeto, considerando que o parlamento português “promulgou uma lei para matar”.

Nesta segunda-feira (15), o Grupo de Trabalho Inter-Religioso Religiões-Saúde (GTIR), que agrupa diferentes confissões religiosas, voltou se manifestou contra o projeto, considerando que, com a sua aprovação, “uma fissura irreparável foi aberta no dique da vida”, segundo informações da Agência Lusa.

(Publicado por Fábio Mendes, com informações da CNN Portugal)

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Parlamento português aprova a Eutanásia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *