• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Senado vai avançar projeto que detalha critérios para prisão preventiva, diz Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse na terça-feira (26) que o Projeto de Lei (PL) 226/2024, que detalha critérios para prisão preventiva, deve avançar na Casa. A proposta foi apresentada no mês passado pelo então senador Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na terça, Pacheco recebeu governadores das regiões Sul e Sudeste, que apresentaram propostas relativas aos sistemas de Justiça, Segurança Pública e Penitenciário, além do combate ao crime organizado.

“Achei as propostas bastante palatáveis, lúcidas, dentro de propostas que são possíveis de fato serem implementadas”, declarou Pacheco. O projeto deve ser relatado pelo senador Sergio Moro (União Brasil-PR) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

De acordo com o Código de Processo Penal (CPP), a prisão preventiva deve ser aplicada para garantir ordem pública ou econômica e para assegurar a instrução criminal. Ela pode ser adotada ainda quando houver prova de existência do crime e indício suficiente de autoria ou quando a liberdade do investigado gerar uma situação de perigo.

O PL 226/2024 aborda essa última hipótese prevista para a decretação da prisão preventiva. No texto, Dino sugere quatro critérios para o juiz decidir se o grau de periculosidade do investigado gera risco à ordem pública:

  • modus operandi (uso reiterado de violência ou grave ameaça);
  • participação em organização criminosa;
  • natureza, quantidade e variedade de drogas, armas ou munições apreendidas; e
  • existência de outros inquéritos e ações penais em curso.

“Que essa habitualidade criminosa, essa soma constante de crimes de frequência e essas audiências de custódia possam ensejar como requisito de prisão preventiva, a custódia dessa pessoa que está se identificando que ela não tem condição de conviver em sociedade, pelo menos naquele momento”, explicou Pacheco.

“Então, esse é um projeto que parece razoável, nós vamos tramitar na CCJ. A princípio, o acordo que foi feito é o projeto de autoria do ministro e senador Flávio Dino, relatado pelo senador Sergio Moro, de modo que, veja, dois senadores de campos diferentes, de lados políticos diferentes que se somaram numa proposta que considero importante para o sistema de Justiça”, completou o presidente do Senado.

(Com informações da Agência Senado)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado vai avançar projeto que detalha critérios para prisão preventiva, diz Pacheco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.