• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Caso Marielle Franco: irmãos Brazão são transferidos de Brasília

Domingos Brazão (à esq.) e Chiquinho Brazão (à dir.) em montagemReprodução: Montagem O Dia – 24/03/2024

Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, suspeitos de serem os mandantes dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018, foram transferidos de Brasília para outra penitenciária na manhã desta quarta-feira (27). O terceiro envolvido no crime, o delegado Rivaldo Barbosa, permanece preso na capital federal.

Os presídios para onde os irmãos serão transferidos não serão divulgados por motivos de segurança, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os três foram levados do Rio de Janeiro para Brasília no domingo (24). Eles passaram por exames no Instituto Médico Legal (IML) antes de entrarem na Penitenciária Federal.

Domingos, Chiquinho e Rivaldo Barbosa foram alvos da Operação Murder, Inc., deflagrada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Polícia Federal (PF). Foram cumpridos os três mandados de prisão preventiva expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta segunda-feira (25), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, de forma unânime, para manter os suspeitos presos. Na terça-feira (26), o relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), defendeu que Chiquinho continue preso. Os deputados ainda devem analisar a medida. Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), houve um pedido de vista e a votação ocorrerá na segunda semana de abril.

Quem são os suspeitos?

Os irmãos são políticos com longa trajetória no estado do Rio de Janeiro, e a família Brazão, historicamente, tem reduto eleitoral e político em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A região é dominada por grupos paramilitares.

Já Barbosa, o terceiro preso na operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal, é ex-chefe da Polícia Civil fluminense.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.