• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Guia prático para aumentar a intimidade emocional no relacionamento

Guia prático para aumentar a intimidade emocional no seu relacionamentoFreePik

Não há nada como a sensação de construir um vínculo forte com seu parceiro, é como se ele te conhecesse tão bem quanto você mesmo. Esse nível de conexão está sendo priorizado pelos usuários do Bumble, primeiro app em que as mulheres dão o primeiro passo. De acordo com nossa pesquisa de tendências de namoro para 2024, 36% dos usuários disseram que a intimidade emocional é agora mais importante do que o sexo.

“A intimidade emocional é aquela sensação de proximidade, segurança e proteção”, diz Nathalie Sommer, coach certificada de relacionamento e intimidade. “E a base disso é a confiança.” Quando a intimidade emocional está no centro dos relacionamentos, isso permite que você e seu parceiro se sintam seguros o suficiente para serem vocês mesmos e se abrirem emocionalmente sem medo de rejeição. É aquela sensação de que a pessoa que está com você, tornou-se seu melhor amigo, sabe?

Claro, a intimidade emocional não acontece por acaso. Mesmo casais bem estabelecidos precisam trabalhar nisso. E se você está em um novo relacionamento, abrir-se para alguém que você acabou de conhecer pode ser particularmente intimidador. É por isso que recorremos a especialistas para descobrir as melhores maneiras de encorajar e aumentar esses sentimentos de proximidade entre você e sua conexão.

Crie um espaço seguro Um dos primeiros passos para encorajar mais intimidade emocional em seu relacionamento é construir um espaço seguro para você e seu parceiro se abrirem. “Pense nisso como tirar sua armadura emocional”, diz a socióloga Jennifer Gunsaullus. “Ser sincero e real sobre quem você é com outra pessoa cria a segurança emocional para que ela também possa se despir de sua armadura.” Comece compartilhando algo pessoal com seu parceiro e emseguida, pergunte se ele já passou por uma experiência semelhante.

Sinta-se desconfortável no desconforto Para a maioria de nós, ser vulnerável é difícil, especialmente com uma pessoa nova. Mas você pode realmente aprofundar sua conexão se for capaz de superar o desconforto inicial. Mostrar vulnerabilidade pode servir como um teste de compatibilidade: se você está comunicando seus sentimentos e seu parceiro não consegue fazer o mesmo, pode ser um sinal de que ele está emocionalmente indisponível. É também uma forma de estabelecer confiança, essencial para construir intimidade.

“Temos tanto medo de compartilhar as partes mais profundas de nós mesmos,, “mas, no final do dia, todos nós queremos ser vistos, diz Sommer. É por isso que a especialista incentiva o enfrentamento de conflitos nos relacionamentos. Ao navegar por conversas desconfortáveis juntos, você aprenderá que pode comunicar suas frustrações ao seu parceiro sem a ansiedade de rejeição ou abandono.

Você também pode tornar esse processo mais fácil oferecendo palavras de afirmação. Se seu parceiro compartilhar algo com você, faça questão de ouvir, depois reconheça seus sentimentos e experiências. Sommer sugere uma frase simples como “Eu vejo que isso é muito difícil para você” para ajudar a aproximá-los.

Faça muitas perguntas Construir intimidade emocional com um novo parceiro pode ser assustador e estressante, especialmente devido à vulnerabilidade que isso requer. Mas construir intimidade emocional não significa que você precisa “ir fundo” o tempo todo. Na verdade, Liz Higgins, terapeuta e fundadora da Millennial Life Counseling, recomenda o uso de jogos de cartas com perguntas para aliviar a pressão e ajudar a estimular a conversa. As perguntas nesses jogos geralmente variam em assunto e nível de seriedade, tornando mais fácil equilibrar os momentos mais sérios com leveza suficiente para manter vocês dois confortáveis.

Reserve um tempo para construir sua conexão Reservar um tempo para conversar emocionalmente com seu parceiro pode não parecer a abordagem mais romântica, mas Gunsaullus reforça que é essencial para a comunicação. “À medida que os relacionamentos evoluem, é inestimável ter estruturas para garantir que você esteja sendo intencional em relação à intimidade emocional”, diz ela. “Caso contrário, há muitas coisas competindo pela nossa atenção, e a conexão não acontece tão naturalmente.”

Agende um check-in semanal para terem um tempo específico para expor qualquer coisa que, de outra forma, poderia ser varrida para debaixo do tapete e prejudicar sua intimidade emocional. Tente definir um cronômetro de 15 minutos para uma pessoa compartilhar enquanto a outra ouve atentamente, depois troque.

Vocês podem até se estimular com perguntas como: “existe algo que você tem medo de mencionar?”; “eu fiz ou disse algo que magoou seus sentimentos esta semana?”. “Apenas se lembre de nunca usar o que alguém compartilhou em um momento de vulnerabilidade contra essa pessoa”, acrescenta Gunsaullus.

A intimidade emocional é crucial para construir um relacionamento duradouro e gratificante. Embora a vulnerabilidade, a afirmação e a confiança que ela requer possam parecer assustadoras em um novo relacionamento, o esforço contínuo que ambos colocam agora construirá uma base sólida para o desenvolvimento da sua conexão.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.