• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ninja, maior streamer de games da Twitch, é diagnosticado com câncer de pele

O jogador americano e superastro do Twitch, Tyler “Ninja” Blevins, revelou que foi diagnosticado com melanoma, uma forma de câncer de pele.

O jovem de 32 anos, que possui 19 milhões de seguidores no Twitch, compartilhou seu diagnóstico em uma postagem no X na terça-feira (26).

“Ainda estou um pouco em choque, mas quero manter todos vocês atualizados”, escreveu.

Seu dermatologista determinou que Blevins tinha melanoma depois de remover uma verruga na sola do pé durante um exame de pele de rotina.

“Eles estão otimistas de que detectamos isso nos estágios iniciais”, escreveu Blevins no post.

Ele acrescentou que os médicos também fizeram uma biópsia de uma segunda mancha escura perto da pinta inicial e removeram uma grande área ao redor do melanoma para determinar se conseguiram obter todo o tecido canceroso.

“Estou grato por ter esperança de descobrir isso cedo, mas por favor, tome isso como um aviso para fazer exames de pele”, disse.

A CNN entrou em contato com Blevins para mais comentários.

A publicação de Blevins segue-se a uma recente onda de diagnósticos de câncer proeminentes em pessoas com menos de 50 anos, uma tendência preocupante que está emergindo a nível mundial.

Ninguém sabe exatamente o que está impulsionando essa tendência, mas os investigadores levantam a hipótese de que as mudanças nos tipos de fatores de risco aos quais as pessoas estão expostas aumentam o risco de câncer numa idade mais jovem.

Fumar, consumo de álcool, poluição do ar, obesidade, falta de atividade física e uma dieta com poucas frutas e vegetais são os principais fatores de risco para o câncer, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O que é melanoma

O câncer de pele é a forma mais comum de câncer nos Estados Unidos; 1 em cada 5 americanos desenvolverá câncer de pele durante a vida, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia.

Blevins foi diagnosticado com melanoma, que é um tipo raro de câncer de pele – apenas cerca de 1% dos casos da doença – mas responsável pela grande maioria das mortes por câncer de pele.

O melanoma começa na pele, mas tem tendência a se espalhar para outras partes do corpo, razão pela qual leva a mais mortes, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A idade média de diagnóstico do melanoma é 66 anos, mas não é incomum entre adultos jovens. Na verdade, é um dos câncers mais comuns em adultos jovens, especialmente em mulheres jovens, de acordo com a American Cancer Society.

Os fatores de risco para melanoma incluem pele mais clara, exposição à luz ultravioleta, muitas manchas, histórico familiar de melanoma e histórico pessoal de melanoma ou outros tipos de câncer de pele, de acordo com a American Cancer Society.

Como prevenir o câncer de pele

A Academia Americana de Dermatologia recomenda que as pessoas usem proteção solar, evitem a luz solar direta ao meio-dia e evitem camas de bronzeamento artificial para prevenir o câncer de pele.

“Quer você esteja exposto aos raios ultravioleta do sol ou visite um salão de bronzeamento artificial, toda vez que você se bronzeia, sua pele fica danificada”, afirma a Academia Americana de Dermatologia em seu site.

“À medida que esse dano aumenta, você acelera o envelhecimento da pele e aumenta o risco de todos os tipos de câncer de pele, incluindo o melanoma, a forma mais mortal de câncer de pele.”

O grupo também aconselha as pessoas a realizarem autoexames regulares da pele e a procurarem um dermatologista caso percebam quaisquer manchas novas e suspeitas na pele.

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA não recomenda atualmente o rastreamento rotineiro do câncer de pele para adolescentes e adultos sem quaisquer sintomas, portanto, os planos de seguro podem não cobrir visitas específicas para esse fim.

No entanto, se as pessoas apresentarem manchas suspeitas na pele ou quaisquer outros sintomas relacionados ao câncer de pele, devem conversar com seu médico de atenção primária ou dermatologista.

Como realizar um autoexame de pele

Uma parte importante do rastreamento do câncer de pele é documentar manchas e outras manchas na pele e observar alterações, afirma a associação.

A Academia Americana de Dermatologia recomenda o uso de um espelho de corpo inteiro para observar a frente, as costas e as laterais do corpo.

Em seguida, observe mais de perto as axilas, os antebraços, as palmas das mãos, as pernas, entre os dedos dos pés e as solas dos pés.

Um espelho de mão pode ser usado para verificar a nuca, o couro cabeludo, as costas e as nádegas.

A sigla ABCDE pode ser usada para procurar sinais de melanoma: A para assimetria, B para borda irregular, C para cor variável, D para diâmetro, E para evolução.

Se alguma de suas manchas ou manchas pigmentares apresentar essas características, a Academia Americana de Dermatologia recomenda que você consulte seu dermatologista.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ninja, maior streamer de games da Twitch, é diagnosticado com câncer de pele no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.