• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

STF abre caminho para julgar participação das Forças Armadas no golpe; entenda

Estátua da Justiça vandalizada por bolsonaristas no 8 de janeiro. Foto: reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará o julgamento na sexta-feira (29) de um processo que vai “abrir caminho” para que a Corte possa analisar futuramente se houve participação do comando das Forças Armadas na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, conforme a colunista Carolina Brígido, do UOL. O processo questiona a hierarquia das Forças Armadas na República.

Em 2020, o relator do caso, ministro Luiz Fux, decidiu liminarmente que a missão institucional das Forças Armadas não inclui o exercício de poder moderador entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele destacou que a chefia das Forças Armadas é um poder limitado, vinculado às competências materiais atribuídas pela Constituição ao presidente da República.

O plenário do STF terá a responsabilidade de decidir se mantém ou não esse entendimento. O julgamento será conduzido no plenário virtual a partir de sexta-feira (29). Os ministros terão uma semana para registrar seus votos no sistema.

Na ação, apresentada pelo PDT, são questionados pontos relacionados à hierarquia das Forças Armadas sob a autoridade suprema do presidente da República, à definição de ações das Forças Armadas conforme a Constituição e à atribuição do presidente para decidir sobre o emprego das Forças Armadas solicitado pelos demais Poderes.

Militares e Lula aumentam desconfiança mútua após vandalismo
Manifestantes terroristas em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023. Foto: reprodução

Na mesma decisão, Fux ressaltou que a prerrogativa do presidente da República de autorizar o emprego das Forças Armadas não pode ser exercida contra os próprios Poderes entre si.

“O emprego das Forças Armadas para a ‘garantia da lei e da ordem’, embora não se limite às hipóteses de intervenção federal, de estados de defesa e de estado de sítio, presta-se ao excepcional enfrentamento de grave e concreta violação à segurança pública interna, em caráter subsidiário, após o esgotamento dos mecanismos ordinários e preferenciais de preservação da ordem pública”, disse o magistrado.

Vale destacar que em depoimento à Polícia Federal (PF), ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica afirmaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado.

A expectativa é que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente ao STF em breve denúncia contra a cúpula das Forças Armadas por possível participação nos ataques terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.