• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Celebração do Tríduo Pascal tem início nesta quinta-feira (28); entenda o que é e veja a programação do Santuário Nacional de Aparecida


As celebrações começam com a Missa da Ceia do Senhor e terminam no domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Cristo para os católicos. Imagem de arquivo – Missa Solene no Santuário Nacional de Aparecida.
Léo Nicolini/ g1
A Semana Santa é uma das datas mais importantes para os católicos ao redor do mundo. É o período em que os fiéis revivem a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. Como parte da programação da data, nesta quinta-feira (28) tem início o Tríduo Pascal.
O Tríduo Pascal é quando os cristãos se preparam para a Páscoa. Segundo o cristianismo, Cristo ressuscita três dias depois de morrer.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o padre Kléber Rodrigues, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, em Pindamonhangaba, o Tríduo Pascal tem início na tarde da quinta-feira (28) com a chamada Ceia da Missa do Senhor, onde acontece o tradicional rito do lava-pés.
Logo em seguida, as espécies eucarísticas são transferidas para um lugar separado na igreja, ou capela, onde se inicia uma vigília eucarística que pode durar algumas horas ou a noite toda, até às 15h da Sexta-feira Santa.
A Sexta-feira Santa é o dia em que muitos fiéis ficam em jejum e abstinência, já que, conforme a tradição, a data religiosa que relembra a crucificação de Cristo deve ser marcada pelo silêncio, justamente pela morte de Jesus. Somente às 15h a igreja faz uma celebração litúrgica da Paixão de Cristo.
“Na sexta-feira à noite, muitas comunidades ainda celebram a procissão do enterro do Senhor, manifestando então esse momento de luto”, explica o padre.
Durante o sábado do Tríduo, no período da manhã, a igreja permanece em silêncio para celebrar a grande vigília pascal de Senhor Jesus Cristo no período da noite e então comemorar a chegada da Páscoa.
“Com o momento então, acima de tudo, da proclamação da Páscoa, há um rito de luz, da bênção do Círio Pascal, que representa para a igreja a presença do Cristo ressuscitado”, finaliza o padre.
Confira a programação do Tríduo Pascal no Santuário Nacional de Aparecida
Quinta-feira Santa (28 de março)
6h45: Celebração – A Caminho da Ceia do Senhor
9h: Missa da Unidade com a benção do Crisma
12h: Catequese Missionária
14h: Hora Mariana
15h: Consagração – Basílica Histórica
15h: Consagração – Santuário Nacional
16h: Escola de Maria
18h: Terço
20h: Missa da Ceia do Senhor
22h: Vigília (Capela de São José)
Sexta-feira da Paixão do Senhor (29 de março)
7h: Oração da Manhã
9h: Meditação da Via-Sacra
12h: Celebração do Sermão das Sete Palavras
15h: Celebração da Paixão do Senhor Morto
18h: Procissão do Senhor Morto
Sábado Santo (30 de março)
7h; Oração da Manhã
9h: Celebração das Dores de Nossa Senhora
12h: Ofício de Nossa Senhora
14h: Hora Mariana (Basílica Histórica)
16h: Escola de Maria
20h: Solene Vigília Pascal
Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor (31 de março)
5h30: Missa
6h30: Procissão da Ressurreição
7h40: Escola de Maria
8h: Missa
10h:Missa
12h: Missa
14h: Missa
16h: Missa
18h: Missa
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.