• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Polícia Federal completa 80 anos com casos emblemáticos e chocantes; você conhece algum?

A PF (Polícia Federal), uma das instituições mais importantes do governo brasileiro, celebra seus 80 anos nesta quinta-feira (28), com uma marca significativa: a resolução do Caso Marielle.

A morte da vereadora que chocou o Brasil e fez as famílias dela e do motorista Anderson Gomes chorarem nos últimos seis anos, finalmente teve uma resolução com a atuação da PF.

Polícia Federal comemora seus 80 anos

Polícia Federal completa 80 anos nesta quinta-feira – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ND

A PF anunciou o desfecho das investigações sobre os assassinatos da vereadora e do motorista, ocorridos no Rio de Janeiro em 2018. Após seis anos de incerteza, a instituição revelou tanto os suspeitos de execução quanto os mandantes do crime.

A investigação, que resultou em um relatório de 479 páginas, não apenas esclareceu a morte da vereadora, mas também revelou o modus operandi do crime organizado e abriu novas linhas de investigação para a polícia, o Ministério Público e outras instituições.

Recentemente, a PF prendeu três acusados de ordenar os assassinatos de Marielle e Anderson Gomes: Chiquinho Brazão, deputado federal pelo Rio de Janeiro; Domingos Brazão, conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro); e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Presos pela Polícia Federal no caso da vereadora Marielle Franco

Caso Marielle Franco – Domingos Brazão, seu irmão Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa. Os três foram presos por forte envolvimento com o assassinato de Marielle Franco – Foto: Reprodução/Alerj/ND

De acordo com o relatório da PF, a execução foi planejada pelos irmãos Brazão e meticulosamente elaborada por Rivaldo, que facilitou o crime.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou que a motivação está relacionada a uma disputa fundiária no Rio.

Atualmente, os mandantes estão detidos em presídios federais de segurança máxima: Rivaldo na Penitenciária Federal de Brasília (DF), Domingos em Porto Velho (RO) e Chiquinho em Campo Grande (MS).

Outros casos

No entanto, este grande caso midiático não foi o primeiro, e nem o último caso com a atuação da PF.

Aqui em Santa Catarina, por exemplo, era o ano de 2007 quando a Operação Moeda Verde começou. Na época, a operação conduzida pela Polícia Federal, quis investigar a concessão fraudulenta de licenças ambientais em Florianópolis.

Em 3 de maio de 2007, a operação foi deflagrada, resultando na prisão temporária de 19 das 22 pessoas indiciadas.

As acusações incluíam uma variedade de crimes, como violações tributárias, falsificação e uso de documentos falsos, formação de quadrilha, corrupção e tráfico de influência.

As investigações que levaram à Operação Moeda Verde tiveram início em agosto de 2006, após denúncias anônimas de irregularidades em um condomínio no bairro de Jurerê Internacional.

Em 2014, o Ministério Público denunciou 48 pessoas suspeitas e a Justiça aceitou denúncia contra 37 delas, que se tornaram rés no processo. Já em 22 de Junho de 2017 a Justiça Federal condenou 22 pessoas.

Há ainda outros grandes destaques de operações da PF, entre eles estão:

  • Operação Lava Jato: Uma das maiores operações de combate à corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil, envolvendo políticos, empresários e funcionários públicos.
  • Operação Lava Jato Eleitoral: Investigação sobre financiamento ilegal de campanhas políticas e outros crimes eleitorais.
  • Operação Carne Fraca: Investigação sobre corrupção em frigoríficos e inspeções sanitárias, visando garantir a segurança alimentar.
  •  Operação Zelotes: Investigação sobre fraudes fiscais e corrupção em processos administrativos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).
  • Operação Ararath: Investigação sobre esquemas de lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo políticos e empresários em Mato Grosso.
  • Operação Lava Jato do Rio de Janeiro: Desdobramento da Operação Lava Jato que investiga corrupção e lavagem de dinheiro no estado do Rio de Janeiro.
  • Operação Satiagraha: Investigação sobre crimes financeiros e corrupção envolvendo banqueiros e empresários.
  • Operação Cadeia Velha: Investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo políticos do Rio de Janeiro e empresas de transporte público.

Essas são apenas algumas das operações mais conhecidas conduzidas pela Polícia Federal no Brasil.

A PF também realiza diversas outras investigações em áreas como tráfico de drogas, contrabando, crimes cibernéticos, entre outros.

Afinal, o que é a Polícia Federal?

A Polícia Federal, conforme estabelecido pela Constituição de 1988, está subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e detém o exclusivo dever de exercer as funções de polícia judiciária da União.

Além disso, desempenha um papel crucial na segurança pública, visando manter a ordem pública e proteger a integridade das pessoas, bem como os bens e interesses da União.

Suas atribuições abrangem atividades de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, além de combater o tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho.

A sede da Polícia Federal está localizada em Brasília, enquanto suas unidades descentralizadas, conhecidas como superintendências regionais, estão presentes em todas as capitais dos estados brasileiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.