• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Missa de Páscoa no Morro Santo Antônio, em Senador Canedo, deve reunir mais de 500 fiéis domingo

A Paróquia Santo Antônio de Pádua realiza neste domingo, 31, a tradicional Missa de Páscoa no alto do Morro Santo Antônio, realizada há mais de 20 anos a celebração costuma reunir fiéis de Senador Canedo e de diversas outras cidades do estado.

A primeira Missa realizada em 1997 foi idealizada pelo então administrador paroquial, Padre José Dallasta, época em que poucos fiéis se reuniam para a celebração devido a motivos diversos, como a dificuldade de chegar ao topo da morro, por questões como fatores climáticos e o terreno de difícil acesso, com trilhas íngremes e mais longas.

A moradora Maria de Lourdes destacou que de 1997 até 2024, muitas coisas mudaram. “Algumas pessoas mudaram de cidade, outras fizeram a páscoa, a paisagem foi totalmente alterada, as trilhas em meio ao mato, a caminhada realizada em meio às trevas que eram dissipadas pelas pequenas chamas das velas que resistiam ao vento da madrugada”, disse.

Ainda segundo ela, o caminho parecia ser mais longo, pois as intervenções de terraplanagem no início da subida ao morro Santo Antônio, para edificação do prédio da prefeitura, reduziram a caminhada. “Mas nenhuma dessas mudanças tiraram a mágica sensação de celebrar a missa da aurora fazendo essa experiência da ressurreição. Ressurgir em Cristo em meio às adversidades desse mundo”, completou.

Para Francisco Lopes, que participa da celebração há mais de 15 anos, a sensação é maravilhosa. “É emocionante participar, eu me mudei para Senador Canedo e constitui minha vida aqui, todos os anos vou com minha família e é sempre uma sensação maravilhosa, só vivendo pra saber”, disse.

Em 2023 a celebração reuniu mais de 500 fiéis, incluindo pessoas de outras regiões como Goiânia e Brasilia, agora a expectativa é que número aumente, por conta da recente reforma realizada pela prefeitura. “Eu nunca subi lá depois dessa reforma, mas por fotos e vídeos já sei que tá lindo, tá tudo bem iluminado agora, tem banheiro, bebedouro, vai ser um momento único”, destacou a diarista, Maria Silva.

A tradição

Não apenas a Missa no alto do morro, a tradição também conta com a alvorada de fogos e a procissão da ressureição, onde os fiéis devem se reunir às 4h30 na Paróquia Santo Antônio e subir carregando a imagem de Jesus Ressuscitado até o morro, onde a celebração esta prevista para acontecer às 6 horas da manhã, com o nascer do sol.

  • Leia também: Governo quer fazer a maior Semana Santa da cidade de Goiás

O post Missa de Páscoa no Morro Santo Antônio, em Senador Canedo, deve reunir mais de 500 fiéis domingo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.