• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Peugeot e-2008: pacote de segurança e preço baixo o tornam boa opção

Recentemente, a montadora chinesa BYD e a brasileira Raízen Power anunciaram uma parceria para melhorar a disponibilidade de estações de recargas para veículos elétricos no Brasil. Serão mais 600 pontos com a infraestrutura da marca Shell Recharge em São Paulo, Brasília, Rio, Belo Horizonte, etc. 

Estamos, de fato, precisando: afinal, as vendas de veículos elétricos crescem exponencialmente – pelo terceiro mês seguido, esses modelos lideraram as vendas de eletrificados leves no mercado nacional em fevereiro, com 3.639 emplacamentos, ou 34,8% do total neste segmento. Mas a infraestrutura de abastecimento nas ruas, nos shoppings, postos privados ou públicos ou principalmente nas rodovias tem deixado a desejar.  

A coluna Entre-eixos tem testado alguns modelos 100% elétricos – sendo o último deles o SUV compacto Peugeot e-2008, que tem versão única de acabamento e motorização. Paralelamente, tem constatado a dificuldade de se abastecer modelos elétricos e híbridos plug-ins na capital da República e suas redondezas. 

Os eletropostos públicos, como os do Governo do Distrito Federal instalados nas administrações regionais, estão constantemente quebrados. Os dos shoppings vivem ocupados (no Park Shopping, em feriados e fins de semana não se encontra uma vaga sequer – e em qualquer horário). 

Em determinado atacado comercial no SIA, o eletroposto de uma empresa privada, que funciona sob cobrança, é impossível se acertar o uso. Nas cidades turísticas ao redor, como Pirenópolis, idem: lá, são dois pontos apenas (um em hotel e outro num restaurante, mas ambos vivem ocupados).

Bem, o jeito é controlar e restringir o uso e, claro, ter sua própria caixa de carregamento, de preferência aquela que abastece de 20% a 100% numa faixa de 3h ou 4h. 

De qualquer forma, apesar desses problemas, vale ter um na garagem? Se o uso for urbano, em trechos que não exigem mais do que 300km, vale, sim. Afinal, estudos mostram que a média de um cidadão comum que o usa de casa para o trabalho não chega a 80km dia. 

E quanto ao Peugeot e-208 GT, um simpático modelo que 4,3m de comprimento, 1,77m de largura, 1,55m de altura e 2,605m de entre-eixos?

Falemos dele, então. O e-2008 está equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm de torque – com três diferentes modos de condução. A capacidade da bateria é 50 kWh – o que garante uma autonomia 234 km pelo Inmetro. 

Se você comprar à parte uma estação de 100kW, a recarga rápida é de 80% (até 30 minutos). Não há, ou este colunista não encontrou, nenhuma estação pública de 100kW; no máximo, há de 22kW, com performance de 3 ou 4 horas. 

O modelo, enfim, é bem acabado. Tem bancos em couro e Alcantara com formato esportivo (embora com ajustes manuais) e ainda vem com grande teto solar panorâmico, faróis full LED etc. 

Com a chegada dos elétricos chineses, houve uma redução geral de preços no fim do ano passado para quase todos os modelos – e de diferentes marcas. O e-2008 chegou a custar R$ 220 mil. Em dezembro, despencou tanto que estava cotado a R$ 160 mil.

Hoje, dependendo ou não se você deixará seu carro atual como entrada, ainda é possível conseguir tais valores – quase o mesmo cobrado pelo BYD Mini Dolphin. 

O que chama mais atenção no e-2008 é sua posição de dirigir, seu cockpit enfim. O painel de instrumentos tem esquema 3D, com boas informações do computador de bordo e várias formatações diferentes de layout.

O espaço interno é padrão (para quatro passageiros) e o porta-malas comporta 405 litros.

A força do motor não surpreende nas arrancadas, como ocorre com outros elétricos, mas vale lembrar: o torque de um modelo totalmente eletrificado é integralmente disponível logo ao se acionar o pedal de aceleração. Então, pés à obra e ele responde muito bem em arrancadas e ultrapassagens. Em suma: o 2008 elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. 

Outro destaque do e-2008 é o pacote de segurança, especialmente os equipamentos de assistência à condução. Ele tem, por exemplo, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, assistência de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade e alerta de atenção e fadiga ao motorista.

Vem, ainda, com alerta e correção de permanência em faixa, piloto automático inteligente (ACC), sistema ativo de ponto cego, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) e acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.