• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pela segunda vez Blumenau recebe o concurso Comida di Buteco

Com o lema “Somos Todos Buteco”, o concurso Comida di Buteco comemora 24 anos de existência em 2024 e pela segunda vez está em Blumenau. Mais uma vez os estabelecimentos da cidade, irão disputar o título de melhor Buteco do Brasil, de 5 a 28 de abril. Ao total, 16 locais da nossa cidade estão participando: Alek Bar, Banga Dunga, Bar da Oma, Berlim Delícias Pra Você, Boteco do Ferrari, Box 3222, Casa Portella, Cebola Brava, Garage Bar, Jacó’s Bar, Lanches Ponto Certo, Omas Haus BrewPub, Pastelaria Karla, Terra de Canaã Pastelaria e Victor Lanches.

A Secretaria de Turismo e Lazer é um dos apoiadores do concurso aqui em Blumenau. Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, é importante apoiar este projeto. “Concursos como este valorizam os empreendedores da nossa cidade, trazendo a diferença para o turismo e nossa cultura gastronômica, enriquecendo nossa identidade local e proporcionando experiências memoráveis aos visitantes e moradores.”

O público geral também pode participar da votação, basta ir até os bares participantes, pedir o petisco e após a experiência preencher a cédula de votação.

O concurso ocorre em todo o Brasil em todas as regiões. O público é convidado a se engajar nessa grande eleição envolvendo mais de 1.100 botecos. O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.

O Comida di Buteco nasceu em 2000 na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Realizado há 24 anos, sempre no mês de abril, tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de boteco no Brasil.

Desde 2016 o Comida di Buteco é feito em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade.

Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do circuito. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o campeão nacional, melhor boteco do Brasil.

Mais que um concurso, uma chave de impacto socioeconômico

O Comida di Buteco tem a missão de “transformar vidas por meio da cozinha de raiz – buteco: extensão da sua casa”. Tem como denominador comum nos participantes a presença do dono no local: comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes ou franquias, sendo lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente.

O ano de 2023 quebrou recordes para a história do concurso, que atingiu o marco histórico de 1 milhão de votos. Mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas diretamente nos botecos, com mais de R$ 300 milhões na cadeia produtiva do sistema do CdB. Nas redes sociais, quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso, com 10 milhões de pageviews do site. Os circuitos também tiveram mais de 150 mil turistas presentes, com uma geração de empregos superior a 10 mil vagas.

Novidades para 2024

Todo ano, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos e em 2024 o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes, que criaram cada um dos petiscos desta edição do Comida di Buteco. Serão mais de 1.100 receitas em todo o Brasil, com renovação, muito sabor e histórias de família.

Patrocinadores 2024

O Comida di Buteco é 100% viabilizado pelo patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares.

Fonte: PMB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.