• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pesquisa Mapa mostra amplo favoritismo de Adriano Silva para reeleição em Joinville

O prefeito Adriano Silva (Novo) é mais do que favorito para a reeleição, mas os eleitores que buscam alternativas à direita e à esquerda identificam o deputado estadual licenciado Sargento Lima como nome do PL e o ex-prefeito Carlito Merss como nome do PT.

Essa é a principal constatação da primeira rodada de pesquisas do Instituto Mapa sobre a disputa pela prefeitura de Joinville. O levantamento foi contratado pela Jovem Pan Joinville e divulgado na edição desta quinta-feira do Jornal da Manhã, com comentário ao vivo de Upiara Boschi.

A pesquisa mostra Adriano Silva com 59,9% das intenções de voto no cenário estimulado – com a apresentação de oito pré-candidatos aos eleitores pesquisados.

Na sequência, surgem os nomes do PL e do PT. Sargento Lima (PL), que atualmente ocupa a Secretaria Estadual de Segurança Pública, foi apontado como preferido 10,5%, enquanto o petista Carlito Merss recebeu 8,5%.

Na quarta posição aparece o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), terceiro colocado na disputa pela prefeitura em 2020. O emedebista foi apontado por 5% dos eleitores pesquisados.

O Mapa trabalha com margem de erro máxima de 4,4 pontos percentuais – que varia para menos quando os percentuais alcançados são mais baixos. Por isso, de acordo com o instituto, Lima e Carlito estão em empate técnico, enquanto o Krelling só estaria nessa condição com o petista.

Completam o quadro o empresário Anelísio (PP), com 3,2%; o ex-deputado estadual Kennedy Nunes (PRD), com 2,2%; o ex-vice-prefeito Rodrigo Bornholdt (PSB), 1,6%; e o ex-deputado federal Rodrigo Coelho, com 0,8%.

O Instituto Mapa ouviu 504 eleitores em todas as regiões de Joinville entre 25 e 27 de março. O intervalo de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (SC-07200/2024), como determina a legislação.

Veja o comentário de Upiara Boschi na Jovem Pan Joinville:

Análise da pesquisa

O cenário é de amplo favoritismo para o prefeito Adriano Silva, porque seu índice de intenção de votos é está escorado na avaliação positiva do governo – com margem para avançar.

Segundo o Mapa, 43,5% dos joinvilenses consideram a gestão Adriano ótima e 26% consideram boa. A soma (69,7%) é ainda maior que o percentual que o prefeito do Novo alcançou no cenário estimulado. Questionados se aprovam ou desaprovam o governo Adriano, 73,2% dos entrevistados disseram aprovar.

Ao mesmo tempo, a rejeição é baixa – 10,1%.

Além de apontar o favoritismo de Adriano, o pesquisa Mapa também mostrou que quem quer uma alternativa já identifica essas opções.

Sargento Lima já descola como nome do PL. Ele se destaca de outros nomes que buscam vínculo com o eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O pré-candidato do PL vai tentar vincular seu nome à popularidade de Bolsonaro na cidade para avançar sobre o eleitorado que hoje tem a intenção em votar em Adriano.

Em 2022, Bolsonaro recebeu 70% dos votos de Joinville já no primeiro turno.

Lima conseguiu descolar de outros nomes que usam o discurso bolsonarista, como Kennedy Nunes e Rodrigo Coelho.

Aliás, chama atenção o mau desempenho de Rodrigo Coelho, que foi o candidato a deputado federal mais votado em Joinville na eleição de 2022, mas não se elegeu porque o Podemos não alcançou a votação mínima para conquistar uma vaga. Na pesquisa Mapa, não alcançou um dígito.

Nas esquerdas, o PT ganha argumento para pleitear liderar o comboio. Carlito Merss (PT) alcançou a terceira posição nominal e marcou distância para Rodrigo Bornholdt (PSOL), que mesmo com os apoios anunciados do PSOL e do PDT ainda não parece ter se destacado para o eleitor de esquerda.

O argumento contrário, no entanto, é a rejeição a Carlito, a maior entre todos os concorrentes (48,6%). Enquanto isso, Bornholdt tem a segunda menor rejeição entre os candidatos pesquisados, apenas 1,2%.

Chama atenção também uma aparente falta de demanda por uma candidatura ao centro. Representante mais evidente do campo político, o emedebista Fernando Krelling recebeu 5% das intenções de voto – que podem indicar também desgaste do tradicional MDB no maior colégio eleitoral do Estado.


Artes da pesquisa: Antonio Michel Machado.

O post Pesquisa Mapa mostra amplo favoritismo de Adriano Silva para reeleição em Joinville apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.