• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

IMA divulga o último relatório de balneabilidade da temporada de verão em SC

Com o fim do verão, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgou nesta quarta-feira (27), o último relatório semanal de balneabilidade da temporada. A partir do mês de abril até outubro, a pesquisa passa a ser divulgada mensalmente.

O último relatório semanal da temporada traz as informações consolidadas dos resultados das coletas realizadas nos dias 25 e 26 de março de 2024. De acordo com as amostras coletadas, nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 175 estão próprios para banho, o que representa 73,53%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 64 estão adequados para banho, o que equivale a 73,56%.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido no site, onde os dados são atualizados automaticamente.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Condições

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes estabelecidas. Segundo a Resolução Conama, o ponto é considerado próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.