• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Hospital INC promove evento de conscientização sobre Parkinson

Com a proposta de esclarecer as formas de prevenção, sintomas e diagnóstico da Doença de Parkinson, o Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) promove um evento, no dia 6 de abril (sábado), em celebração ao Mês de Conscientização do Parkinson. O evento será realizado na sede do hospital, no bairro do Campo Comprido, aberto a participação da comunidade. A programação de palestras é voltada para tirar dúvidas de pacientes, cuidadores e familiares e será conduzida pela equipe especializada no tratamento do Parkinson. Além de abordar temas como os aspectos psicológicos e cognitivos na doença, haverá uma aula e dinâmica com fisioterapeutas, evidenciando a importância do exercício físico na melhora dos sintomas motores.

Programação é aberta à comunidade e será conduzida por equipe multidisciplinar que vai esclarecer diferentes aspectos da doença, a segunda patologia neurodegenerativa mais comum no mundo. Divulgação

A Doença de Parkinson é a segunda patologia neurológica degenerativa mais frequente no mundo. No Brasil, estima-se que a doença acometa cerca de 200 mil pessoas. Com uma taxa de incidência de 1,5% da população acima de 65 anos, também já é considerada a ocorrência do Parkinson a partir do 50 anos, além de existir o Parkinson precoce, que se apresenta em pessoas abaixo dos 40 anos – mas são casos raros.

Programação é aberta à comunidade e será conduzida por equipe multidisciplinar que vai esclarecer diferentes aspectos da doença, a segunda patologia neurodegenerativa mais comum no mundo. Divulgação

A neurologista do INC e organizadora do evento, Dra Marcela Ferreira Cordellini, reforça a importância do hospital oferecer oportunidades como esta para esclarecer dúvidas sobre a doença diretamente com a equipe multidisciplinar e os benefícios das terapias. “Diversos estudos comprovam que os exercícios físicos podem até modificar algumas conexões cerebrais em circuitos motores e cognitivos sugerindo estimular a neuroplasticidade, tornando-a mais duradoura. A manutenção dos exercícios físicos, pelo menos cinco vezes na semana, junto com a reabilitação, é fundamental para melhorar a função motora e pode vir a desacelerar a progressão da doença”, informa.

Dia Mundial do Parkinson – Hospital INC

Data: sábado, 6 de abril de 2024

Hora a partir das 9h

Local: Auditório do Hospital INC (Rua Jeremias Maciel Perretto, 300)

Participação: gratuita

Inscrições: www.eventosinc.com.br

Programação:

9h – Esclarecimentos sobre a Doença de Parkinson – Dra. Marcela Cordellini

9h40 – Aspectos emocionais e cognitivos da doença de Parkinson  – Psicóloga Mariana Arent

10h20 – Intervalo/coffee break

10h40 – 11h20 – O papel da fonoaudiologia na doença de Parkinson – Fonoaudióloga Fernanda Sividal

11:20 – 12:20h – A fisioterapia na doença de Parkinson: esclarecimentos e dinâmica com familiares e pacientes  – Fisioterapeutas Gabriela Fóz e Eduarda Campanini

12:20h – Encerramento

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.

O Serviço de Cardiologia conta com todas as subespecialidades e tem um dos laboratórios mais modernos e bem equipados do Brasil, sendo referência no tratamento da doença coronária complexa, como oclusões crônicas, com uso de técnicas avançadas de imagem, como a Tomografia de Coerência Optica (OCT). É também referência no tratamento transcateter de cardiopatias estruturais, como o implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), plastia mitral transcateter (MitraClip), procedimentos de “Valve-in-valve” e de doenças congênitas, como o fechamento do forame oval patente (FOP). O Serviço de Cirurgia Cardíaca é referência nacional, sobretudo em técnicas específicas, como plastia mitral, aórtica e cirurgia de Ross.

O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.

O conteúdo Hospital INC promove evento de conscientização sobre Parkinson aparece primeiro em Hallo Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.