• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Projeto cultural reverencia sabores e tradições da culinária germânica em SC

Compartilhe

Desde o final de janeiro, um grupo cheio de apetite pelo conhecimento circula por restaurantes e outros estabelecimentos que têm em comum a produção de iguarias com raízes germânicas e, pelo menos, 30 anos de história.

É o projeto cultural sobre gastronomia identitária, nascido em Joinville, e que já percorreu cinco cidades de Santa Catarina: Joinville, Campo Alegre, Jaraguá do Sul, Corupá e Blumenau.

No dia 3 de abril, a equipe do projeto estará em Schroeder, no Vale do Itapocu, para mais uma rodada de visitas.

Um ingrediente de cada prato escolhido fará parte do mapeamento ilustrado da cadeia produtiva, para identificar onde, como e por quem é elaborado.

Toda a pesquisa será divulgada em site próprio, além do lançamento de um livro (impresso e digital) reunindo histórias e curiosidades recolhidas entre os produtores e de um documentário.

“Chegamos à metade do caminho muito impressionados pela riqueza cultural que temos encontrado em cada cidade, com um esforço notável dos empreendedores em respeitar as origens dos pratos, ainda que possam fazer adaptações, considerando o paladar e a disponibilidade de insumos no Brasil”, avalia Helga Tytlik, coordenadora técnica do levantamento, que prossegue até julho, com passagens por Timbó, Brusque, Pomerode e São Pedro de Alcântara.

Idealizadora do projeto, a produtora cultural Marisa Toledo atesta que a receptividade dos empresários e profissionais do setor contatados até aqui foi excelente: “Para nós, isso só constata o quanto a gastronomia é identitária, trazendo consigo o senso de pertencimento de um lugar”.

Ao final, para Marisa, a expectativa é levar ao mercado e ao poder público um material que ajude a dimensionar o alcance cultural, econômico e turístico dos pratos com origem em países germânicos.

“Essa é a maior relevância do projeto: a entrega gratuita à sociedade deste conteúdo integral”.

Em Schroeder, os estabelecimentos mapeados são a Ropelato, casa de carnes e embutidos, e a AG Sorvetes e Café, com dois pratos bastante diferentes: a geleia suína, ou Sülze, e o sanduíche de pão caseiro com sardinha e ovo.

Sobre o projeto

“Saberes e Fazeres da Gastronomia Germânica – uma Abordagem Territorializada” é um projeto realizado pela Agência Cultural AqueleTrio, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio de Hotel Tannenhof e o incentivo de Havan, Urbano Alimentos, Ciser e Celesc.

Instagram do projeto: @gastronomia_identitaria.

Assessoria de imprensa projeto “Saberes e Fazeres da Gastronomia Germânica – uma Abordagem Territorializada”.

Mercado de Comunicação. Jornalistas responsáveis:

Guilherme Diefenthaeler

Ana Ribas Diefenthaeler.

WhatsApp (47) 98403-2745

Compartilhe

Adicionar aos favoritos o Link permanente.