• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Rede Cooper completa 80 anos de história em Blumenau: ‘momento feliz’

Em 2024, a Rede Cooper completou 80 anos de história em Blumenau, no Vale do Itajaí. Fundada em 1944 por um grupo de operários da Indústria Têxtil Companhia Hering, a cooperativa segue construindo um futuro mais sustentável, com companheirismo e solidariedade.

Fundada em março de 1944, a Rede Cooper celebra o crescimento contínuo da organização e busca alcançar cada vez mais pessoas

Rede Cooper completa 80 anos de história em Blumenau: ‘momento feliz’ – Foto: Divulgação/ND

Tudo começou na manhã do dia 16 de março de 1944, nas dependências do Clube Náutico América, onde mais de 100 pessoas, entre funcionários e dirigentes da Cia Hering, se reuniram para fundar a “Rede Cooperhering”, hoje chamada de Rede Cooper.

Inicialmente, a pequena loja distribuía apenas alguns gêneros alimentícios, que eram descontados da folha de pagamento. Com o passar do tempo, o crescimento se tornou cada vez maior e o atendimento foi ampliado com novas lojas nas cidades onde a Hering possuía filiais.

No início de 1990, a Rede Cooper passou a atender toda a comunidade e alcançou a independência.

Rede Cooper é homenageada pela NDTV

Na manhã desta quinta-feira (28), o diretor e gerente regional da NDTV, Cristian Vieceli, entregou uma homenagem pelos 80 anos de história da Rede Cooper e parabenizou a cooperativa pelo trabalho construído ao longo dos anos.

“Parabéns à Rede Cooper pelos seus 80 anos de história inspiradora. Há 80 anos desempenha um papel fundamental, não apenas como um negócio, mas também como uma parte integrante da comunidade. Suas contribuições econômicas, sociais e culturais são muito importantes para o desenvolvimento das cidades onde a Cooper está inserida”, parabenizou Cristian.

A homenagem foi entregue em mãos para o vice-presidente do Conselho de Administração, Osnildo Maçaneiro, nas instalações da cooperativa no bairro Água Verde.  Em entrevista exclusiva, ele comemorou mais um ano de história da organização e destacou a parceria com a NDTV.

“É um momento feliz. Nossa organização é longeva, são 80 anos, é uma história com obstáculos e dificuldades, mas tem muita felicidade também. Essa parceria com a ND também é longeva e está se estreitando cada vez mais agora, então nós temos aqui muitas pessoas para agradecer”, comentou.

Ele ainda destacou a determinação do time Cooper, que conta com mais de 3,3 colaboradores diretos da organização e aos cooperados que ajudaram na construção desta grande história.

“São a razão da nossa existência, é o primeiro valor nosso. Aos 350 mil cooperados, é para vocês que nós existimos. Comemorar essa data tão festiva não faz sentido se não dedicar para essas pessoas tão agradáveis que vem no dia a dia nas nossas lojas. É um momento feliz, nós agradecemos, e que Deus nos ajude para 80, 90, 100 e por ai vai!”, comemorou Osnildo.

Homenagem aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) - Divulgação/ND

1
2

Homenagem aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) – Divulgação/ND

NDTV prestou homenagem pelos 80 anos da Rede Cooper  - Divulgação/ND

2
2

NDTV prestou homenagem pelos 80 anos da Rede Cooper – Divulgação/ND

Crescimento contínuo para um futuro sustentável

O sucesso da Rede Cooper contempla um total de 20 lojas distribuídas em Santa Catarina, em cinco formatos diferentes, que vão desde o atacarejo até farmácia.

O crescimento contínuo busca expandir os serviços de qualidade para diversas comunidades. Em 2023, conforme dados da cooperativa, o faturamento da rede foi de 1,5 bilhão. Neste ano, possuem a expectativa de crescer ainda mais e chegar à 1,8 bilhão.

Em relação ao retorno das sobras, os valores referentes a 2023 que serão distribuídos em 2024 são 18,9 milhões de crédito em compras e juros ao capital.

No início de março, a cooperativa anunciou mais uma novidade: o planejamento de mais duas lojas em Blumenau, além da expansão de uma já existente no município.

O plano inclui a inauguração da Cooper Atacarejo no bairro Itoupava Central e Cooper Super Vorstadt, juntamente com a expansão da Cooper Super Água Verde, em Blumenau.

Crescimento da cooperativa é marcada por dedicação de presidentes

Muitas pessoas fazem parte da história da Rede Cooper e buscam pelo crescimento do cooperativismo, a fim de alcançar cada vez mais pessoas.

O vice-presidente do Conselho de Administração, Osnildo Maçaneiro, é uma dessas pessoas que cresceram junto com a cooperativa. Sua jornada na então Cooperhering surgiu em 1981, com a função de empacotador e, pouco tempo depois, foi chamado ao Setor Pessoal para fazer uma entrevista e virou atendente de quiosque.

Quiosque no qual Osnildo trabalhou em seus primeiros anos na empresa  - Internet/Reprodução ND

1
2

Quiosque no qual Osnildo trabalhou em seus primeiros anos na empresa – Internet/Reprodução ND

Vice-presidente do Conselho de Administração, Osnildo Maçaneiro, tem uma longa história com a cooperativa - Internet/Reprodução ND

2
2

Vice-presidente do Conselho de Administração, Osnildo Maçaneiro, tem uma longa história com a cooperativa – Internet/Reprodução ND

Primeiro sorveteiro da rede, Osnildo precisou se transformar para aprender a se relacionar com pessoas diferentes para conseguir evoluir cada vez mais. Com as novas oportunidades surgindo, ele decidiu fazer Contábeis, pois tinha afinidade com números.

Além de se dedicar para o crescimento pessoal e profissional, ele deixou claro aos seus líderes sobre a vontade de fazer parte da contabilidade. Com o passar dos anos e com a experiência adquirida, ele alcançou o cargo de gerente administrativo e financeiro.

Sua dedicação o levou a assumir uma nova missão anos depois, a área comercial. Ele também continuou gerindo a área administrativa e financeira.

Osnildo passou por diversos cargos dentro da cooperativa – Foto: Internet/Reprodução ND

O vice-presidente viveu muitas fases dentro da Rede Cooper e, ao adquirir cada vez mais maturidade profissional, foi convidado a compor o Conselho de Administração da cooperativa.

Com o crescimento, foi criado em assembleia um novo colegiado denominado de diretoria executiva, a qual gere os ecossistemas da organização, alinhados com um planejamento estratégico e aos interesses dos cooperados.

Mais de 50 anos de história dentro da cooperativa

A história do presidente do Conselho de Administração da Rede Cooper, Hercílio Schmitt, também é marcada pelo árduo trabalho para ajudar a cooperativa a alcançar novos patamares.

Hercílio Schmitt começou a trabalhar na cooperativa aos 17 anos – Foto: Internet/Reprodução ND

Há 52 anos na organização, Hercílio deu seus primeiros passos dentro da organização aos 17 anos, como office boy, e a partir dali, traçou seu caminho de evolução profissional junto à Cooper.

De família de agricultores, ele conta que encontrou um lar dentro da cooperativa já no seu primeiro dia de trabalho.

“Lembro com felicidade dos primeiros momentos, quando fui carinhosamente recebido com o apelido ‘Schmitt’, meu sobrenome. Encontrei um ambiente acolhedor, onde me identifiquei com os ideais, que se tornaram essenciais para mim no meu dia a dia”, disse em publicação na internet.

Osnildo Maçaneiro e Hercilio Schmitt – Foto: Internet/Reprodução ND

Hercílio viu de perto e participou do crescimento da Rede Cooper, que investiu em iniciativas inovadoras e alcançou um número significativo de pessoas que se juntaram na busca pelo futuro sustentável.

O presidente do Conselho de Administração destaca que tem firme o propósito de investir no desenvolvimento das pessoas, oferecendo oportunidades para que alcancem seu potencial profissional, assim como ele e grandes nomes dentro da organização fizeram.

Convenção com colaboradores em 2020 – Foto: Internet/Reprodução ND

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.