• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Tubarão saneamento esclarece vídeo sobre efluente lançado no Rio da Madre

Por meio de um texto oficial, a Tubarão Saneamento, Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, esclareceu à população sobre o efluente lançado no Rio da Madre, que ganhou notoriedade desde o último fim de semana.

Em operação desde outubro de 2019, o emissário final da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), serve para despejar o efluente gerado a partir do tratamento do esgoto realizado na estação. Esse efluente é o líquido gerado, após todo o processo rigoroso de tratamento, que é analisado e assistido, durante todo o processo.

Além disso, ele é regulamentado e aprovado, conforme as licenças ambientais estaduais vigentes, e considerando dentro dos parâmetros de regularidade (DBO, OD, pH, turbidez, cor, coliformes e entre outros) previstos por legislações estaduais e federais.

“O efluente que lançamos no Rio da Madre tem dois papéis importantes: o de manter o Rio vivo, com fluxo ativo de água em seu leito, juntamente com o bombeamento contínuo que fazemos e, também, de enviar mais oxigenação o Rio, o que é importante para o aspecto ambiental dele”, destaca o diretor da concessionária Paulo Canalles.

Durante o processo de lançamento ao rio, é possível visualizar uma espécie de espuma, que ocorre devido ao turbilhonamento gerado na saída do emissário.

O texto ainda destaque que “a Tubarão Saneamento, em parceria com os órgãos fiscalizadores, possui iniciativas a respeito do Rio da Madre. Desde 2018, a concessionária tem se empenhado na preservação desse recurso, com medidas como análises de qualidade da água, bombeamento contínuo para manter o fluxo de vida no rio, monitoramento do meio biótico e implementação de sistemas de tratamento para comunidades menos favorecidas, naquela região”.

O post Tubarão saneamento esclarece vídeo sobre efluente lançado no Rio da Madre apareceu primeiro em EXTRA.SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.