• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

4 curiosidades sobre vira-latas, tipo de cão que protegeu bebê fujão

O cachorro vira-lata lidera o ranking dos animais mais amados do Brasil. Não à toa, os cães sem raça definida (SRD) têm um dia para chamar de seu: 31 de julho. Além de fofos e carinhosos, eles são companheiros inseparáveis, como ficou evidente no caso de um caramelo que “cuidou” de um menino de 1 ano e 8 meses, que “fugiu” de casa.

A criança foi encontrada nessa quarta-feira (27/3), por volta de 3h, andando em uma rua de Belém na companhia de um cachorro vira-lata caramelo. A postura protetora do cãozinho gerou comoção e elogios, dado que ele estava cuidando do pequeno, evitando que ele fosse para o meio da rua.

O companheirismo é apenas uma das muitas características incríveis dos vira-latas. Eles também carregam curiosidades que talvez poucas pessoas conheçam. Confira abaixo algumas delas:

Resistentes às doenças genéticas

Não só os cães, mas os gatos SRD também são resultado de uma mistura genética e, quanto maior for essa diversidade genética, menor a carga genética herdada por eles. Isso pode torná-los mais resistentes às doenças genéticas, mas não significa que são imunes a elas. Portanto, consultas e vacinação são essenciais.

Cada vira-lata é único

As misturas de raças também influenciam a aparência física dos vira-latas. Nesse caso, cada pet é único em todos os sentidos e não apresenta características semelhantes entre si, o que torna cada um deles uma verdadeira obra-prima.

Foto colorida de um vira-lata - Metrópoles
Um dos variados tipos de vira-latas

100% brasileiro

Os cães SRD são 100% brasileiros. Em outros países, os cachorros de várias raças misturadas são chamados de mixed breed, como o bassetoodle (mistura entre o basset hound e poodle). Apenas no Brasil existem os verdadeiros e autênticos vira-latas.

Preferência nos lares

De acordo com o PetCenso 2023, os cães sem raça definida são os favoritos nos lares brasileiros, representando 40% do total canino. A pesquisa foi realizada com base no banco de dados da empresa PetLove, que conta com mais de 2,5 milhões de pets cadastrados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.