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Ministério dos Transportes anuncia obras para recuperação da BR-174, via que liga Roraima ao restante do Brasil


Ordens de serviço para obras na rodovia, no valor de R$ 100 milhões, foram assinadas pelo ministro Renan Filho nesta terça-feira (16), em Brasília. Única rodovia que liga estado ao Brasil enfrenta atoleiros e trechos intrafegáveis principalmente no trecho Boa Vista – Manaus. Foto de março de 2023 mostra divisa entre o estado do Amazonas e Roraima com estrada coberta por lama
Caíque Rodrigues/g1 RR/Arquivo
O Ministério dos Transportes assinou nesta terça-feira (16) três ordens de serviços para obras de recuperação na BR-174, a única via que liga Roraima ao restante do Brasil. Ao todo, serão 252 quilômetros de extensão restaurados. O investimento é de R$ 100 milhões.
As obras foram distribuídas em três lotes e incluem trabalhos no sentido Sul, que liga Roraima ao Amazonas – e consequentemente a outras estados do país, e ao Norte, na fronteira com a Venezuela. Veja a distribuição dos lotes:
Lote 1: Igarapé Caleffi – Caracaraí – 85,4 quilômetros de extensão; R$ 28,9 milhões em investimentos;
Lote 2: Igarapé Seabra – Igarapé Arruda – 79,6 quilômetros de extensão; R$ 36,7 milhões em investimentos; e
Lote 3: Entroncamento RR-400 Pedra Pintada – Pacaraima (Venezuela) – 86,9 quilômetros de extensão; R$ 34 milhões em investimentos.
Com a medida, o Ministério afirma que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) “devolverá à rodovia as condições adequadas de trafegabilidade e de segurança viária.” O prazo de execução dos contratos é de 24 meses (dois anos).
A rodovia foi classificada pela pasta como “espinha dorsal na infraestrutura de Roraima.” A rodovia é estratégica para a logística de Roraima, uma vez que recebe o tráfego das demais rodovias que cruzam o estado, como as BR- 210, BR-431, BR-432 e BR-433.
“Nós assumimos o governo com a rodovia em estado muito ruim. Vamos intensificar nossos esforços para recuperá-la”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
BR-174
Única rodovia que liga Roraima ao restante do Brasil, a BR-174 acumula reclamações de trechos – ao Norte e ao Sul, com atoleiros e problemas de trafegabilidade. A falta de infraestrutura impacta diretamente no transporte de cargas e tráfego de veículos de grande porte que chegam ao estado com alimentos e combustível.
Lama consome trecho crítico de BR-174 (foto de março de 2023)
Caíque Rodrigues/g1 RR/Arquivo
É pela rota Manaus – Boa Vista , trecho de 715 quilômetros, que chega a Roraima o combustível usado para suprir o fornecimento de energia da população – isso porque o estado é o único fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a população depende de termelétricas locais.
Em março deste ano, uma comitiva com três dos oito deputados federais de Roraima fez uma vistoria no trecho mais crítico da rodovia. Na ocasião, se comprometeram a cobrar do governo federal que houvesse manutenção constante.
Nesta terça-feira (16), na assinatura do termo, a deputada Helena Lima (MDB) destacou a “grande conquista” das obras na BR-174.
“Estamos gratos pela sensibilidade do governo em entender as necessidades de Roraima. Além da busca por recursos, que é um compromisso de toda e bancada federal, há uma grande preocupação com a qualidade da aplicação. Nossa população está cansada e estamos acompanhando com muita atenção cada etapa das obras”, disse.
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A falta de infraestrutura na BR-174 é um problema antigo. Em 2021, o g1 mostrou que a rodovia tinha trechos sem asfalto, sem acostamento e muitos buracos na pista. Este ano, em março, a reportagem esteve novamente na rodovia e os problemas relatados se repetiam.
Previsão de mais verba
Além da assinatura, o ministro Renan Filho disse que há a previsão para sejam liberados mais R$ 312 milhões para Roraima – desse montante, R$ 232,7 milhões são para manutenção e outros R$ 80 milhões para construção e adequação de trechos de rodovias, incluindo orçamento e restos a pagar.
“Esse ano teremos R$ 312 milhões alocados no orçamento para Roraima. Esse valor ainda pode aumentar dependendo do desempenho da economia. Isso representa mais de duas vezes o que foi aplicado no ano passado pela gestão anterior”, disse o ministro.
Participaram da solenidade de assinatura a secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, e o diretor-geral substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão. O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) participou por meio de videoconferência.
Ministro dos Transportes Renan Filho assina termo para início das obras na Br-174 na presença do senador de Roraima, Hiran Gonçalves (PP), e da deputada federal Helena Lima (MDB)
Vosmar Rosa/MT/Divulgação
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