• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Mãe vai à polícia em Ribeirão Preto após descobrir perfil que usa foto da filha com AME para pedir dinheiro


Conta falsa com 80 mil seguidores dava outro nome à criança e divulgava Pix para receber doações das pessoas enganadas. Polícia Civil tenta identificar responsável. Mãe de uma bebê de cinco meses diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME), a auxiliar administrativo Aline Aparecida de Camargo Donadio foi à polícia em Ribeirão Preto (SP) após descobrir que a foto da filha e a doença dela estão sendo usadas em uma campanha falsa de arrecadação de dinheiro.
Aline, que criou um perfil para a filha nas redes sociais para promover uma vaquinha e ajudar a custear o tratamento da filha com as doações, diz que a sensação é de impotência.
“Você, pai, expondo a sua filha, você já fica meio assim porque a gente vê tantas maldades hoje em dia. Mas, quando eu vi a imagem dela com o nome de outra criança e a pessoa postando vídeo sem parar, eu falei ‘meu Deus, tem que parar isso. O que vai acontecer?’”, diz.
A Polícia Civil instaurou inquérito para tentar identificar os responsáveis pelo golpe.
Perfil falso usa foto de Maju, bebê de Ribeirão Preto que tem AME, e pede doações para Laurinha
Reprodução
Campanha de verdade
A auxiliar administrativo conta que logo após o nascimento, a pequena Maria Júlia deu sinais de que algo não estava bem com a saúde. Com 15 dias de vida, a bebê foi internada e recebeu o diagnóstico de AME.
Pacientes com AME não têm o gene SMN1, responsável pela produção de uma proteína que atua nos neurônios da parte motora do corpo. A doença pode afetar a capacidade de caminhar, comer e, em alguns casos, respirar.
Desde então, Maju, como é carinhosamente chamada, está hospitalizada.
Aline Aparecida de Camargo Donadio junto com a filha Maju, que tem AME, em hospital de Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Nas redes sociais, os pais deram início a uma campanha para arcar com as terapias de alto custo não cobertas pelo plano de saúde e para terem condições de cuidar da menina em casa quando ela tiver alta.
A vaquinha, que conta com diversas ações, já arrecadou cerca de R$ 100 mil, mas o valor ainda está distante da meta estimada em R$ 250 mil.
No perfil com cerca de seis mil seguidores, Aline faz publicações sobre o dia a dia da menina e promove ações para conseguir doações.
Descoberta do perfil falso
Mas, há mais ou menos duas semanas, um seguidor entrou em contato com Aline e a alertou sobre o perfil falso.
“A pessoa [seguidor] associou que era um Pix diferente, um nome diferente, estava escrito Laurinha no perfil e ele viu que não era a Maju. Aí começou a luta pra fazer denúncia, derrubar a conta, e a conta só vinha crescendo em visualização, doação e seguidores”, diz.
A auxiliar administrativo Aline Aparecida de Camargo Donadio descobriu que criminosos estão usando fotos da filha com AME para pedir dinheiro
José Augusto Júnior/EPTV
Os pais levaram o caso à polícia com o máximo de informações que conseguiram coletar do perfil, como a chave Pix que é um e-mail, o nome da pessoa identificada como responsável e os seis primeiros números do CPF.
Com a ajuda de amigos, da família e dos seguidores do perfil original, o casal conseguiu derrubar a conta falsa.
“Conseguimos derrubar por enquanto, mas o que eles conseguiram arrecadar, o que a gente já perdeu, o que tantas crianças que realmente precisaram perderam, não vamos reaver esse valor. Era para ajudar a Maju, a gente vê as pessoas nos comentários falando que doaram e era uma conta com 80 mil seguidores.”
Punição
Aline espera que a polícia identifique o responsável pelo golpe e que ele seja punido por usar da boa-fé das pessoas e da imagem da filha para obter dinheiro.
“Que ele [suspeito] pague de alguma forma. A questão do dinheiro, eu sinto por quem caiu nesse golpe. Pra gente, Deus vai recuperar, vai dar em dobro. Espero que ela [responsável] pague de alguma forma”, diz.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *