• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Morre em Florianópolis o professor Newton da Costa, grande nome da matemática brasileira

Morreu na noite desta terça-feira (16) o professor e filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, uma das figuras mais importantes e reconhecidas da Lógica no Brasil e no mundo.

Professor Newton da Costa morre nesta terça-feira

Professor morreu na noite desta terça-feira – Foto: Reprodução/Unicamp/ND

Conhecido por seu trabalho em Filosofia da Linguagem e Lógica, além de ser matemático, professor e cientista, Costa deixou um legado significativo.

O doutor também foi professor visitante na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), onde ministrou cursos e contribuiu para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em 2010, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da instituição.

Formado em Engenharia Civil e Matemática na Universidade Federal do Paraná, lecionou nas principais instituições do país: foi professor titular da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Também integrou o corpo docente de renomadas instituições internacionais, tanto na América Latina, quanto nos Estados Unidos e Europa.

Ainda, participou de organizações científicas e recebeu títulos como a Comenda do Legislativo Catarinense, em 2014.

O legado de Newton da Costa

Em nota a UFSC declarou que o professor Newton da Costa apoiou Oswaldo Porchat Pereira em seu projeto de criação do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, em 1976/1977, sendo até hoje um de seus mais relevantes e atuantes membros fundadores.

Ali, criou em 1982 o “The Journal of Non-Classical Logic”, o primeiro periódico de circulação internacional na área de lógicas não clássicas.

Sua paixão pela Lógica e pelos Fundamentos da Ciência, alicerçada por sólida formação acadêmica e por sua intensa dedicação aos campos da Lógica e da Filosofia, fez dele um dos criadores da Lógica Paraconsistente, área reconhecida internacionalmente, dando a ele diversos títulos nacionais e internacionais.

A magnitude e a repercussão dos trabalhos do professor Newton Costa tornou-o um dos cientistas brasileiros mais citados e homenageados internacionalmente.

centenas, incluindo livros, artigos e notas. Somam-se a isso milhares de citações de seus livros e artigos, em mais de dez idiomas.

Homenageado e estudado no mundo todo, o professor também inspirava com frases certeiras sobre seu campo de conhecimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.