• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

PF tira do ar site de emissão de passaporte após suspeita de ataque

Passaporte
Passaporte brasileiro (imagem: Vitor Pádua /Tecnoblog)

Desde quarta-feira (17), quem tenta acessar o serviço de agendamento eletrônico de emissão de passaporte se depara com uma mensagem de página não localizada. Não há informação sobre a causa do problema, mas existe a suspeita de ataque hacker. A Polícia Federal não deu previsão para o serviço voltar a funcionar.

No Brasil, o procedimento padrão para emissão do passaporte envolve seis etapas:

  1. Preenchimento de um formulário
  2. Pagamento da taxa de emissão
  3. Agendamento para atendimento presencial
  4. Ida à unidade escolhida para o atendimento presencial
  5. Acompanhamento da emissão
  6. Recebimento do passaporte

Tanto o formulário web da primeira etapa quanto a página para agendar atendimento presencial estão indisponíveis. Ao tentar acessar esses serviços, o navegador exibe uma mensagem de página não encontrada.

Na etapa de agendamento, o cidadão escolhe uma unidade da Polícia Federal onde terá seus documentos verificados, coletará impressões digitais, entre outros procedimentos. É também ali que o passaporte será retirado. Sem essa etapa, é impossível emitir o passaporte, portanto.

Mensagem de erro na página de agendamento de emissão de passaporte (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Mensagem de erro na página de agendamento de emissão de passaporte (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O que fazer para emitir o passaporte?

Depende do estágio em que está a solicitação do seu passaporte:

  • Já fiz o agendamento: de acordo com a Polícia Federal, quem tem agendamento feito será atendido normalmente na data e hora escolhidas;
  • Ainda não fiz o agendamento: a Polícia Federal orienta que, se você não tiver viagem internacional programada para os próximos 30 dias, aguarde a normalização do serviço;
  • Preciso do passaporte com urgência: quem não pode aguardar deve enviar toda a documentação comprobatória da urgência a uma das unidades da Polícia Federal que emitem passaporte.

Para quem já passou pelo atendimento presencial e recebeu comunicado de que o passaporte está pronto, a retirada do documento tem sido feita normalmente.

Tentativa de invasão

A Polícia Federal informou que, no início da semana, detectou uma tentativa de invasão ao ambiente de rede da instituição e que, por precaução, tirou o serviço de agendamento de emissão de passaporte do ar até concluir a verificação de integridade dos sistemas.

O órgão reforçou que vem trabalhando para reativar o sistema.

PF tira do ar site de emissão de passaporte após suspeita de ataque

Adicionar aos favoritos o Link permanente.