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Taylor Swift pode se tornar ainda maior após “The Tortured Poets Department”

Há suor em sua testa. Você começa a sentir seu coração bater um pouco mais rápido. As borboletas que você sente no estômago são suficientes para deixá-lo levemente enjoado. Você fica com os joelhos um pouco vacilantes enquanto a ansiedade, o estresse e a antecipação atingem todos os membros do seu corpo.

Não, você não está ficando doente. Você tem febre de lançamento de álbum da Taylor Swift. E você não está sozinho.

Os Swifties conhecem a sensação porque já viveram a experiência antes e estão prestes a vivê-la novamente com o lançamento do 11º álbum de estúdio de Swift, “The Tortured Poets Department”, que será lançado na sexta-feira (19). O que há de diferente desta vez: Swift – quebradora de recordes, o novo rosto das transmissões da NFL e a máquina de turnês que chamou a atenção do governo para a Ticketmaster – não tem muito mais a provar.

“Este é provavelmente o álbum mais esperado que já vi na minha carreira”, disse Tom Poleman, diretor de programação e presidente da iHeartRadio, à CNN em entrevista recente. “Não é apenas um evento musical, é um evento de cultura pop sobre o qual acho que todos na América falarão e celebrarão juntos.”

 

“Tortured Poets” é o álbum mais recente de Taylor Swift e chega depois do lançamento de “Midnights”, de 2022 e o lançamento de “1989 (versão de Taylor)”, em 2023. Ambos os álbuns quebraram recordes de streaming

É difícil imaginar como as conquistas de Swift podem ser medidas neste momento. Um executivo de uma grande gravadora com quase duas décadas de experiência, que pediu para não ser identificado para poder falar abertamente, disse que, um artista como Swift alcançar “grandes marcos comerciais” é tão importante quanto a conversa e o envolvimento dos fãs.

“É como nos filmes, é como James Cameron que se preocupa com a qualidade, se preocupa com a credibilidade, mas também se preocupa com o sucesso comercial”, disse ele.

“Tortured Poets” surge durante um momento de sucesso sem precedentes para Swift, que é o resultado de circunstâncias intencionais e acidentais. A performance do álbum responderá se há algum limite para as realizações de Swift, ou provará que, para uma artista do calibre dela, existe algo como voar tão alto que você não consegue realmente ver o topo.

Histórico comprovado

Em uma indústria que teve que mudar seu próprio padrão de sucesso nos últimos 15 anos ou mais – principalmente devido à ascensão do streaming de música – Swift é uma espécie rara, pois tem tido sucesso tanto em colocar números massivos de streaming, quanto vendendo simultaneamente milhões de cópias físicas de seus álbuns.

Para os amantes de estatísticas, vamos nos aprofundar um pouco mais: tanto “Midnights” quanto “1989 (Taylor’s Version)” passaram seis semanas em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200. Taylor Swift marcou sua maior semana de vendas de um álbum nos EUA em toda a sua carreira, quando “1989 (Taylor’s Version)” vendeu quase 1,4 milhão de cópias em sua primeira semana. Ela também se tornou a artista com mais streams em um único dia no Apple Music e no Spotify com “Midnights”, de acordo com dados que as plataformas de streaming de música forneceram à CNN.

“Ela tem os dois mercados sob controle”, disse Keith Caulfield, diretor administrativo de gráficos e operações de dados da Billboard, em entrevista à CNN. “No fundo, as pessoas ainda estão extremamente interessadas e investidas na música e na arte que ela cria. Ela não é apenas uma celebridade. Ela também é uma musicista e artista incrivelmente respeitada com quem os fãs adoram interagir.”

Se houvesse uma palavra mais forte para amor, nós a usaríamos aqui para descrever como os Swifties mais verdadeiros se envolvem com seu conteúdo, desde detectar continuamente os chamados ‘easter eggs’ em seu trabalho, refletir sobre sua vida amorosa e acompanhar as “sessões secretas” exclusivas.

“Ela está muito sintonizada com a forma como o público se envolve com ela”, disse Poleman. “Ela tem um plano para cada faceta diferente de como ela pode se conectar com seu público e acho que isso vem do fato de ela ser como seu público. Ela está consumindo a vida do jeito que está, e acho que isso a torna muito identificável.”

Na maior parte, o lançamento de “Tortured Poets” de Swift foi mais silencioso do que os lançamentos de álbuns anteriores – se é que anunciar seu novo álbum no Grammy pode ser considerado silencioso. Mas a superestrela não lançou single ou videoclipe, como é tradição na promoção de um álbum. Às vezes, pode-se argumentar, fazer menos diz tudo.

A beleza de ser Swift é que você realmente não precisa seguir nenhum livro de regras. Com tanto impulso por trás dela, ela é uma das poucas artistas que consegue lançar um álbum reduzido e ainda produzir resultados impressionantes.

“Acho que ela vai quebrar a internet”, disse Poleman.

Momento de decisão

Enquanto “Midnights” e “1989 (Taylor’s Version)” foram alguns dos trabalhos de maior sucesso comercial de Taylor Swift, foi seu álbum “Folklore”, de 2020, que foi um ponto de virada em sua carreira, que a preparou o cenário em que ela se encontra agora.

Foi um momento de evolução para Swift, talvez melhor demonstrado pelo que ela escreveu em sua página do Instagram quando anunciou o álbum da era pandêmica.

“Antes deste ano, eu provavelmente teria pensado demais em quando lançar essa música no momento ‘perfeito’, mas os tempos que vivemos continuam me lembrando que nada é garantido”, escreveu ela na época. “Meu instinto me diz que se você faz algo que ama, você deveria simplesmente divulgá-lo para o mundo.”

Confiar em seu instinto valeu a pena.

O impulso no perfil de Swift após “Folklore” foi bem-vindo depois que seu álbum “Lover”, de 2019, passou apenas uma semana em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200. Claro, uma semana no primeiro lugar para qualquer artista é uma façanha, mas é um curto período de tempo em comparação com a maioria dos álbuns de estúdio anteriores de Swift, que passaram pelo menos quatro semanas ou mais no primeiro lugar.

“Folklore”, por outro lado, passou 11 semanas em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200 e lhe rendeu o Grammy de terceiro álbum do ano na época. Ainda é amplamente considerado uma de suas maiores obras.

Para fãs e pessoas de dentro, “Folklore” também deu início à era de Swift seguir suas próprias regras. Em 2019, ela se comprometeu a regravar seus primeiros seis álbuns de estúdio depois que Scooter Braun adquiriu os direitos de suas gravações master de sua antiga gravadora. O golpe duplo da aquisição da Braun e a pandemia mudaram a forma como Swift lançou seus novos álbuns depois disso, começando com “Folklore”.

“Acho que todas essas coisas colidiram para potencialmente ajudar a informar como sua carreira atingiu um nível totalmente novo de sucesso de uma forma que não acho que as pessoas jamais teriam previsto”, disse Caulfield.

Depois de “Folklore”, ela lançou um fluxo constante de novas músicas e de seus álbuns regravados. Em quase três anos, ela lançou cinco álbuns, todos os quais conquistaram o primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard 200 na época de seu lançamento.

“Desde então, não tem precedentes. Tem sido um foguete para ela”, disse o executivo da gravadora.

O perfil de Swift então subiu para outro nível quando ela anunciou a “Eras Tour”, sua primeira turnê desde 2018 e sua primeira oportunidade de levar os quatro álbuns de estúdio que havia lançado desde então – nenhum dos quais teve suas próprias turnês individuais – para a estrada.

O fervor por conseguir ingressos para a turnê fez com que a Ticketmaster quebrasse na época, o que gerou uma audiência no Congresso onde os legisladores colocaram sua empresa controladora Live Nation na berlinda por sua incapacidade de processar pedidos.

Aqueles que conseguiram ingressos, no entanto, experimentaram uma celebração dos maiores sucessos de Swift em sua carreira de quase 18 anos que uniu gerações.

“A combinação desses fatores a colocou neste espaço onde nenhum outro artista jamais esteve”, disse o executivo da gravadora. “Ela está neste lugar onde nenhum outro artista teve a capacidade de tocar tantas gerações e isso decorre do “Folklore’”.

No final das contas, porém, Taylor Swift disse repetidamente que fazer música é simplesmente algo que ela adora fazer.

“Sinto-me muito feliz quando termino uma música ou quando decifro o código de uma ponte que adoro”, disse Swift em fevereiro ao aceitar o Grammy de álbum do ano (seu quarto). “Para mim, o prêmio é o trabalho.”

Diz o vencedor do Grammy que quebra recordes muito bem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Taylor Swift pode se tornar ainda maior após “The Tortured Poets Department” no site CNN Brasil.

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