• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

EUA não estão envolvidos em ataque de Israel ao Irã, diz Blinken

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse nesta sexta-feira (19) que os Estados Unidos “não estão envolvidos em nenhuma operação ofensiva” ao Irã, após ser questionado sobre o ataque de Israel ao país na sexta-feira.  

Blinken está na reunião de ministros do G7 em Capri, na Itália, onde a agenda foi dominada pelo conflito no Oriente Médio. Segundo o secretário de Estado, o G7 está unido na intenção de aplacar os ataques entre Israel e Irã, para evitar que a guerra escale cada vez mais.  

Entretanto, as respostas de Blinken sobre o ataque desta sexta foram evasivas. O secretário não confirmou a investida de Israel e se referiu à situação como “evento relatado”. Também não respondeu se os Estados Unidos foram avisados com antecedência da ação israelense.

Já o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou aos repórteres que os Estados Unidos foram “informados no último minuto” e reiterou que o país não teve envolvimento na ação. 

O G7 se pronunciou coletivamente pedindo aos países que evitem uma nova escalada “à luz dos relatos de ataques” na sexta-feira. Fazem parte do grupo Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos. 

O comunicado afirma que os países-membros “condenam nos termos mais fortes o ataque direto e sem precedentes do Irã” a Israel. “Israel e seu povo têm nossa total solidariedade e apoio e reafirmamos nosso compromisso com a segurança de Israel.” 

O G7 também emitiu um novo aviso a Teerã, exigindo que “o Irã e seus grupos afiliados cessem seus ataques” em todo o Oriente Médio e acrescentou que está “pronto para adotar novas sanções ou tomar outras medidas”.  

(Com agências internacionais)

The post EUA não estão envolvidos em ataque de Israel ao Irã, diz Blinken appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.