• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Quanto lixo orgânico o Brasil produz?


Entenda qual é o cenário dos resíduos orgânicos no Brasil e conheça uma solução para o volume preocupante de destinação incorreta Quanto lixo orgânico o Brasil produz?
Composta+
De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil produz cerca de 800 milhões de toneladas de resíduos orgânicos por ano. Isso representa aproximadamente 2,2 milhões de toneladas por dia. Esse volume, que já é preocupante por si só, se torna ainda alarmante quando pensamos onde vão parar todos esses resíduos gerados.
Segundo dados da Embrapa, menos de 2% desse volume é destinado corretamente. Ou seja, aproximadamente 780 milhões de toneladas de orgânicos vão parar em aterros sanitários onde, por conta da mistura com outros tipos de resíduos, eles não conseguem passar pelo tratamento de reaproveitamento.
O problema desse cenário não está apenas em perder a oportunidade de dar uma utilidade para esse grande volume de “lixo”. O excesso de orgânicos que se acumula nos aterros também passa a gerar gases do efeito estufa e chorume tóxico, que contaminam o solo, a água e toda nossa atmosfera.
Mas então, qual é a melhor destinação para os resíduos orgânicos?
Uma das soluções para criar um ciclo mais sustentável aos resíduos orgânicos é destiná-los para a compostagem. Com o tratamento correto, restos de alimentos e diversos outros materiais podem ser transformados em adubo, provendo nutrientes para novas plantas que irão crescer.
Mas para que cada vez mais essas toneladas de orgânicos sejam direcionados para a compostagem, todos precisamos fazer a nossa parte e buscar alternativas. Especialmente, empresas e indústrias precisam se conscientizar, já que são responsáveis por uma parcela muito maior dessa produção.
Entenda mais sobre o problema e veja como a sua empresa pode fazer diferente:
Composta+: soluções inteligentes para os resíduos da sua empresa
Composta+: soluções inteligentes para os resíduos da sua empresa
Geralmente, o âmbito empresarial não dispõe de muito tempo e espaço para os cuidados que uma composteira caseira exige. Mas, diferente do que a maioria das pessoas imagina, essa não é a única forma de compostar. Existem opções de gestoras de resíduos orgânicos focadas em facilitar e tornar possível o processo de destinação para outras empresas e indústrias, como é o caso da Composta+!
Com a Composta+, a sua equipe recebe todo o treinamento e material necessário para realizar o descarte correto dos orgânicos, dentro de bombonas higiênicas. Esses recipientes, que são pensados para diminuir os odores relacionados a esse tipo de resíduo, são disponibilizados e higienizados pela gestora.
De acordo com a necessidade e volume produzido por cada cliente, a Composta+ realiza a coleta, transporte e tratamento dos orgânicos produzidos. Assim, reduzindo os seus índices de emissão de gases do efeito estufa, aumentando a taxa de reaproveitamento e diminuindo a destinação de lixo para aterros sanitários.
Empresa curitibana faz a gestão de resíduos orgânicos para outras empresas
Composta+
Além de diminuir o seu impacto negativo e reforçar o seu compromisso com o meio ambiente, a empresa ainda recebe outros benefícios. Um deles é o Selo Composta+, que pode ser utilizado nos pontos de venda da empresa como estratégia de comunicação. Também, mudas de hortaliças e adubo são enviadas como recompensas mensais.
Conheça mais sobre a Composta+ e comece agora a destinar corretamente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.