• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Segundo dia da 86ª Reunião Geral da FNP: prefeito de Aracaju e ministra da Saúde debatem enfrentamento à dengue

 

Neste segundo e último dia de encontro dos gestores das maiores cidades do Brasil, durante a 86ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece em Ribeirão Preto (SP), um dos principais assuntos apresentados durante os painéis diz respeito à articulação federativa para o enfrentamento à dengue. A conversa sobre o assunto contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que apresentou as estratégias ministeriais que foram adotadas para o enfrentamento à doença em 2023 e para este ano. Para o presidente da entidade municipalista e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, enquanto não tem sido possível ofertar uma quantidade maior de vacinas contra a dengue, os municípios precisam de mais recursos na saúde para que possam atuar em busca de soluções para o problema.

“A epidemia de dengue exige de todos nós um grande método de enfrentamento para que seja trabalhado de forma conjunta. A ciência é fundamental para esta ação. Segundo a ministra, tem ocorrido toda uma interlocução muito importante sobre isso e eu confio no preparo e na capacidade dela a respeito do assunto. O ministério também assumiu, de fato, a coordenação do combate à dengue e é fundamental que seja assim. As prefeituras são elementos de combate e precisamos ter as condições necessárias para tomar atitudes necessárias para conter o avanço da doença. Enquanto a vacina não vem em grande disponibilidade, precisamos tornar permanente o programa de combate à dengue. Precisamos de mais recursos na saúde dos municípios”, salientou.

Durante sua fala, a ministra destacou que o enfrentamento da epidemia de dengue tem sido um desafio a nível nacional, mas que através do diálogo, a exemplo do ocorrido hoje durante a Reunião Geral, é possível encontrar soluções.

“Cada vez mais, enfrentamos desafios mais complexos, como a epidemia de dengue que estamos lidando neste ano. Por isso, eu vejo que a reunião frequente entre o Ministério da Saúde com governadores e as entidades representativas das prefeituras brasileiras é fundamental para que, juntos, possamos encontrar as soluções necessárias para lidar com essas situações”, disse.

Além das discussões em torno deste tema, o segundo dia de reunião entre prefeitos e convidados contou com a apresentação dos principais resultados do “Reflexões sobre o Futuro das Cidades – Edição Pelotas”, que tratou sobre segurança e prevenção às violências; a parceria firmada entre a FNP e a Google, em busca da solução de mobilidade e sustentabilidade para as cidades; ampliação do programa Sala do Empreendedor do Sebrae nas cidades populosas; Refis Previdenciário e a redução da alíquota da contribuição patronal sobre a folha de salários; Agenda 2030 e o combate às desigualdades nos municípios e lançamento das cartilhas; e Atualização da Diretoria da FNP e do estatuto da entidade.

A reunião de hoje se debruçou ainda a respeito da iniciativa da “Tendências para as Cidades” da FNP, com debates para a elaboração de planos de governo, e encerrou o dia com a pauta federativa para o fechamento de contas em 2024. Além disso, a 86ª Reunião Geral foi também um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e cases de sucesso entre as diferentes gestões municipais presentes no evento. Com isso, as prefeituras poderão investir em iniciativas que melhorem a qualidade de vida dos seus cidadãos em suas respectivas cidades.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.