• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Onda de calor encerra o mês de abril na região de Piracicaba; veja previsão do tempo na metrópole


Temperaturas sobem a partir desta semana até o dia 2 de maio e devem ficar na casa dos 33ºC. Imagem aérea da região central de Piracicaba nesta quarta-feira, 7 de outubro
Rodrigo Pereira/ G1
Uma onda de calor encerra o mês de abril em Piracicaba (SP) a partir desta segunda-feira (22) até 2 de maio. 📅 Esta, segundo o Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é a quarta onda de calor que atinge o país este ano.
📲Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
🌡 O que é uma onda de calor? É um fenômeno que acontece quando a temperatura fica cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias.
No entanto, diferentemente da última onda que atingiu a região e deixou os termômetros na casa dos 38ºC, desta vez as temperaturas ficam mais amenas, em torno dos 33ºC. Isso porque embora a onda de calor atinja a região, a média esperada para esta época do ano é em média 28ºC.
O fenômeno acontece por conta de uma área de alta pressão que atua como um bloqueio atmosférico, condição que favorece a manutenção do ar seco e quente.
“Esse sistema tem como característica importante o fato de intensificar o ar de cima para baixo, o que inibe a formação de nuvens e favorece o aumento do calor, intensificando as temperaturas durante o dia, mesmo sendo outono”, explica Angelica Prela Pantano, pesquisadora do IAC.
☀ Tempo seco
Além do aumento das temperaturas, o bloqueio atmosférico também impede a entrada de frentes frias na região. Isso também aumenta a condição de ar seco.
Ou seja, há queda na probabilidade de chuva. ☂ Segundo o Climatempo, está previsto apenas 2 mm para até o dia 6 de maio na região de Piracicaba. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta para a baixa umidade relativa do ar durante a semana: o índice deve variar dos 20 aos 30%.
“Essa condição se manterá até a entrada de uma massa de ar fria capaz de romper a condição instalada e promover a queda das temperaturas novamente”, explica a meteorologista Angélica do IAC.
😷 A baixa umidade relativa do ar gera alguns prejuízos para a saúde. Quando o nível cai para menos de 30%, pode ocorrer dores de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.
Calor na região de Piracicaba: recomendação é se hidratar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
Reprodução/EPTV
🌤 Previsão do tempo
Os próximos dias na região devem ter uma amplitude térmica alta, o que significa que haverá uma grande diferença entre a mínima e a máxima temperatura registrada em um mesmo dia. Confira a previsão:
Segunda-feira (22): 16ºC / 33ºC
Terça-feira (23): 16ºC / 34ºC
Quarta-feira (24): 19ºC / 35ºC
Quinta-feira (25): 19ºC / 34ºC
Sexta-feira (26): 19ºC / 35ºC
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.