• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Imposto de Renda: evento gratuito na Grande Florianópolis tira dúvidas sobre declaração

O militar aposentado Donald Lopes, 73 anos, tem dificuldades todo ano para fazer a declaração do Imposto de Renda. Ontem, resolveu pedir ajuda e recebeu orientação de um contador.

O aposentado foi até o calçadão da rua Felipe Schmidt, no Centro de Florianópolis, e se consultou, de forma gratuita, na ação “Declare Certo 2024 em Florianópolis e São José”, promovida pelo Sescon GF (Sindicato das Empresas Contábeis da Grande Florianópolis).

Na Capital, a ação começou ontem e vai até sábado (27). Em São José, a ação será amanhã, na Prefeitura de São José, no Espaço do Empreendedor. A iniciativa consiste num “tira-dúvidas” para a população da região sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda para pessoa física.

Adriano Silva tirou sua dúvida sobre Imposto de Renda nesta segunda-feira – Foto: Leo Munhoz/ND

Ação do Sescon GF tira dúvidas sobre Imposto de Renda

No primeiro dia de ação ocorrida nesta segunda-feira (22), 192 pessoas buscaram orientação na tenda montada no Centro da Capital. O Sescon GF foi a primeira entidade a promover a iniciativa no Brasil.

O contador Adriano Silva, 47 anos, diretor administrativo do Sescon GF, lembra que a entidade repete essa ação há 20 anos e que, no início, o intuito era atender pessoas carentes, com dúvidas e receio de perguntar.

“Começamos com as pessoas mais simples, que não tinham acesso a um computador nem a um contador e, ao longo dos anos, repetimos. Costumo dizer que é gratificante quando realmente atendemos uma pessoa carente e ela sai daqui tranquila recebendo a orientação correta”, afirma o contador.

Além das pessoas carentes que nem sequer precisam declarar, há outras pessoas que fazem a declaração sozinhas e às vezes cometem equívocos e acabam caindo na malha fina. “Nosso objetivo é orientar, nesses casos, o que pode ter dado errado, para corrigir”, frisou Silva.

O contador e diretor administrativo do Sescon GF, Adriano Silva – Foto: Leo Munhoz/ND

A manezinha Isete Rodrigues, 52, é bancária e foi pedir ajuda na tenda do Sescon GF. Recentemente, ela caiu na malha fina porque declarou uma despesa de forma equivocada.

“Conversei com o Adriano e sanei minha dúvida. Procurei vários canais, agendei um dia na Receita Federal referente a essa dúvida, que era um plano de previdência, mas foi aqui que eu consegui resolver. Agora está tudo certo”, disse a bancária.

Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada. Para facilitar e evitar filas, são distribuídas senhas. A expectativa para este ano é realizar 1.500 atendimentos, 500 a mais que no ano passado. A ação do Sescon tem patrocínio de diversas empresas e o apoio do Sebrae-SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Santa Catarina.

O período para declaração do Imposto de Renda este ano vai até 31 de maio. Segundo o contador Silva, a maioria das pessoas procura a tenda, principalmente, para saber se precisa ou não declarar.

“Temos muitas pessoas que têm aposentadoria, mas continuam trabalhando e têm duas fontes de renda. Quando soma as duas, cai na obrigatoriedade, quando passa de R$ 30,6 mil de rendimento tributável por ano”, conta Silva.

SERVIÇO

O quê: tira-dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

Quando:
em Florianópolis, até 27 de abril, no calçadão da Felipe Schmidt, Centro. Em São José, amanhã, no Espaço do Empreendedor, anexo à Prefeitura de São José, na avenida Acioni Souza Filho, 403, Centro

Horário: das 9h às 17h

Quanto: gratuito

Adicionar aos favoritos o Link permanente.