• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Premiê da Espanha se afasta e cogita renúncia após acusações contra sua esposa

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Foto: AFP/LA MONCLOA/BORJA PUIG DE LA BELLACASA

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta quarta-feira (24) que irá se afastar “por alguns dias” das funções públicas. A decisão ocorre após a Justiça abrir uma investigação contra a esposa do premiê, Begoña Gómez, por suposta corrupção e tráfico de influência.

Líder do Partido Socialista (PSOE), Sánchez cogita renunciar ao cargo. O premiê afirmou que anunciará a decisão final na próxima segunda-feira (29).

“Eu preciso pausar e refletir”, escreveu o primeiro-ministro espanhol em carta divulgada no X (antigo Twitter).

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e sua esposa, Begoña Gómez. Foto: WIktor Szymanowicz/NurPhoto via Getty Images

“Neste momento, eu tenho que perguntar a mim mesmo: vale a pena? Sinceramente, não sei […] se devo continuar liderando o governo ou renunciar a essa honra. […] Vou cancelar minha agenda pública por alguns dias para refletir e decidir qual caminho seguir”, afirmou.

A investigação contra Gómez partiu de uma denúncia apresentada pelo coletivo Manos Limpias, um coletivo civil ligado a extrema direita do país.

Na carta, Sánchez disse ainda que a reflexão é para proteger sua esposa da intensa perseguição que, segundo o premiê, ela vem sofrendo. Ele afirmou que Gómez é inocente e que cooperará com as investigações.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.