• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: Motoristas de ônibus fazem treinamento, viram ciclistas e sentem na pele os perigos no trânsito


Simulação faz parte de uma série de cursos oferecidos por algumas empresas do sistema Transcol no Espírito Santo. Motoristas sentem como é estar na posição de ciclista no trânsito. Motoristas de ônibus fazem simulação e viram ciclistas por um dia
Dizem por aí que se colocar no lugar do outro é fundamental para compreender a situação. E é justamente pensando nisso, e na segurança no trânsito, que empresas de ônibus operadoras do Sistema Transcol estão realizando um treinamento de motoristas. Na ação, eles viram ciclistas por um dia. Vídeos da simulação já viralizaram nas redes no ano passado e o treinamento teve sua primeira turma em 2015.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As imagens mostram parte da simulação, em que os motoristas ficam em bicicletas ergométricas posicionadas na rua, numa pequena área de acostamento, enquanto os ônibus passam bem ao lado deles.
A ideia é que eles possam vivenciar os perrengues passados por ciclistas no meio de trânsito movimentado das cidades.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Passageiros fazem festa surpresa de chá revelação para motorista dentro de ônibus
População da Serra, maior cidade do ES, encheria mais de 6,5 mil ônibus do Transcol
A cena chamou a atenção de internautas nas redes sociais em agosto do ano passado (assista abaixo) durante outra simulação parecida. Os motoristas passam até buzinando para entrar na “brincadeira” que serve para educar e ensinar.
Initial plugin text
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Em uma publicação com mais de 200 mil visualizações, o texto até pontua que o treino deveria fazer parte do processo obrigatório para conseguir a Carteira de Habilitação.
🚲 Como funciona?
A simulação “Amigo Motorista do Ciclista” passou a ser aplicada em 2015, com mais de dois mil motoristas do sistema Transcol, e faz parte de uma série de cursos que são oferecidos nas atividades de treinamento de motoristas.
“É um módulo de uma bateria de cursos em que o motorista assume a posição do ciclista. A simulação é do ciclista passando por ele na distância de um metro e meio, que é a distância mínima que permite o motorista passar de uma bicicleta, e depois passa novamente em uma distância mais colada. Isso para o motorista sentir na pele o que o ciclista passa com gente passando assim”, explicou o instrutor de treinamento das empresas, Fernando Vaz de Souza.
Funcionários fazem treinamento e viram ciclistas por um dia no Espírito Santo
Divulgação/ GVBus
O curso de percepção de risco é feito em quatro horas, com turmas com no máximo seis motoristas. Depois, os integrantes passam a realizar a parte teórica, que consiste em mostrar as leis do Código de Trânsito Brasileiro voltadas principalmente sobre o perigo de andar tão próximo a uma bicicleta.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), embora não seja possível estimar quantos motoristas já passaram pela capacitação, os testes têm gerado bons resultados, com profissionais mais conscientes e empenhados no respeito à legislação de trânsito.
“Em todo o ano passado, por exemplo, somente um acidente foi registrado com ciclista, em duas das empresas que aderiram ao curso, a Viação Praia Sol e a Vereda Transporte. A meta é zerar este índice”, pontuou o instrutor.
O teste é considerado obrigatório por algumas empresas para os colaboradores que estão mudando de função para motorista de ônibus.
🚌 Na prática
Camila participou do curso realizado esse ano e trabalha como manobrista no Espírito Santo
Reprodução/Acervo pessoal
Camila dos Santos é manobrista e participou do curso esse ano e aparece no vídeo (veja no início da reportagem) que mostra os ônibus passando bem pertinho.
“Deu um pouco de medo na hora, porém, aumentou ainda mais a minha preocupação em manter mais distancia dos ciclista. Eu vivo isso, pois também sou ciclista. Sei o que é passar em ruas apertadas e vias sem ciclovias, dividindo espaço com carros, motos, ônibus, caminhões e pedestres também”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Menino de 10 anos morre atropelado por ônibus do Transcol a caminho de escola no ES
Para ela, que já trabalha há quase dez anos na empresa, a experiência faz muita diferença.
“É um trabalho muito gratificante, você aprende muito, principalmente a ter noção de espaço. O curso me ensinou na prática a importância de manter a distância de segurança entre o ônibus e o ciclista, para a segurança do mesmo e também dos passageiros, assim evitando freadas bruscas e manobras evasivas arriscadas”, comentou.
Curso começou a ser oferecido em 2015 no Espírito Santo e busca mostrar os perrengues que os ciclistas passam no trânsito
Divulgação/GVBus
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.