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4 dicas para produzir evento memorável após o rebranding da sua marca

Atualmente, vivemos em um cenário em que as empresas enfrentam um ambiente de negócios em constante evolução, no qual a adaptação e a resposta ágil às demandas do mercado são cruciais para o sucesso. E a estratégia da vez é o “rebranding”, que vem se mostrando fundamental para as organizações se reinventarem e se destacarem em meio à concorrência acirrada.

O rebranding é olhar para o futuro, um processo que vai além de simples mudanças visuais e pode envolver uma revisão completa da identidade da marca, incluindo posicionamento e valores, para refletir as demandas e as tendências do mercado.

Estudos mostram que 75% das empresas passaram por algum tipo de reformulação de marca desde 2020, enquanto 51% alteraram a identidade visual desde o início da pandemia, segundo pesquisas da Hanover Research e da UPCity.

Nessa busca por gerar conexões com pessoas, os eventos permanecem como uma estratégia poderosa. Podendo criar experiências, conexões e memórias duradouras com os consumidores.

E por aqui na Fito, não foi diferente. A nossa marca pedia uma evolução e após nove meses de um estudo detalhado, passamos por um processo de rebranding, dando vida a um posicionamento único e memorável, que abordou diversas frentes, no on e no off.

Bora conferir alguns insights valiosos da nossa experiência com rebranding no universo dos eventos?

Comunicação assertiva

Um dos pontos-chave a serem considerados durante o processo de rebranding é a comunicação transparente e eficaz com todas as partes interessadas, incluindo os organizadores de eventos.

Informar ao organizador sobre as mudanças na identidade visual, nome e posicionamento da empresa é essencial, pois essas alterações podem impactar diretamente a percepção da marca pelo público e influenciar a forma como ela é representada nos eventos.

Portanto, é fundamental garantir que as mudanças implementadas por meio do rebranding estejam alinhadas com as expectativas e necessidades do público-alvo, criando conexões significativas.

Evidência em um evento

A evidência de um rebranding em um evento pode variar dependendo da natureza e da extensão das mudanças feitas.

Algumas marcas escolhem revelar o rebranding de forma proeminente durante eventos estratégicos, como lançamentos de produtos, conferências importantes ou feiras do setor. Também é possível fazer apresentações específicas, comunicados à imprensa ou até mesmo criar espaços de exposição dedicados para destacar as mudanças na identidade da marca.

Em outros casos, as companhias podem optar por uma abordagem mais discreta, integrando as mudanças de identidade visual de maneira sutil nas participações regulares em eventos.

Isso pode envolver a atualização gradual de materiais de marketing, como banners, cartões de visita e folhetos, sem fazer anúncios específicos sobre o rebranding durante o evento.

Independentemente da abordagem escolhida, a consistência na apresentação da marca é crucial para construir e manter a confiança dos stakeholders e do público.

Atualização de materiais

É essencial que todos os aspectos do branding sejam atualizados e alinhados com a nova identidade visual e mensagens da marca. Isso inclui materiais de marketing, uniformes, peças digitais, elementos visuais em eventos e até mesmo detalhes menores, como os cordões do crachá.

A consistência e a atenção aos detalhes são fundamentais para garantir uma transição suave e uma apresentação coerente da marca após o reposicionamento.

Também vale destacar que a escolha de itens para o evento pode ser definida de acordo com o rebranding. Por exemplo, uma banda que tenha fit com o novo posicionamento, marketing sensorial, adaptações para o ESG etc.

Erros comuns e como evitá-los

O principal erro que vemos é a falta de atenção e cuidado com os objetivos do evento.

Em muitos projetos, as agências que não aprofundam o briefing com o cliente, não buscam entender mais sobre o posicionamento da marca, e não fazem uma pesquisa mais completa sobre como potencializar a divulgação do rebranding no evento.

Quando não temos esse cuidado, possivelmente os resultados que o cliente gostaria de ter com o evento e com o novo posicionamento não serão atingidos.

Rodrigo Vitor é CEO da Fito.

 

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