• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Portugal nega processo de reparação por crimes nas antigas colônias

O governo de Portugal informou, neste sábado (27/4), que não há nenhum processo ou programa com a finalidade de reparação pelo passado colonial do país e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores. A informação foi divulgada pela Lusa, agência de notícias de Portugal.

O posicionamento do governo ocorre depois que o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitir, pela primeira vez, reparar o Brasil por crimes cometidos contra pessoas escravizadas e indígenas no período colonial.

“Temos de pagar os custos [pela escravidão]. Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso”, enfatizou o líder português.

Rebelo de Sousa foi o primeiro presidente de Portugal a admitir reparação histórica. No entanto, a declaração do líder foi criticada por políticos da Aliança Democrática, coalizão de centro-direita que governa o país.

Como forma de reparação, o presidente de Portugal sugeriu, neste sábado, mesmo dia da nota do governo, cancelar dívidas das antigas colônias e fornecer financiamento.

“Não podemos varrer isso para debaixo do tapete ou colocar em uma gaveta. Temos uma obrigação de pilotar, de liderar esse processo [de reparação]”, disse Rebelo de Sousa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul