• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O que é e como sair do shadowban do Instagram?

O shadowban do Instagram é nome dado a um recurso da rede social que limita o alcance das suas publicações e torna mais difícil que os conteúdos sejam encontrados por outras pessoas. Isso geralmente acontece quando a plataforma detecta atividades consideradas spam ou violações dos termos de uso.

  • Quais são os melhores horários para postar no Instagram?
  • Como deixar o Instagram mais seguro | 7 dicas

O termo pode ser traduzido como “banimento oculto” e foi batizado pelos usuários. A Meta não reconhece oficialmente esse nome, apesar de afirmar que há mecanismos para punir contas que desrespeitam regras.

O que pode gerar o shadowban

De acordo com o histórico de relatos do público, você pode entrar no shadowban caso tenha conteúdos removidos e recorrer em práticas consideradas ruins. São elas:


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Conteúdos inadequados

Publicar conteúdos que violem as diretrizes da comunidade do Instagram, como imagens sensíveis, discurso de ódio ou spam, pode levar você ao shadowban.

Denúncias

Outras pessoas podem denunciar seus conteúdos e levar o Instagram a derrubar suas postagens e colocar o seu perfil no “banimento oculto”.

Denúncias de outras pessoas podem levar a exclusão de posts e ao banimento oculto (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
Denúncias de outras pessoas podem levar a exclusão de posts e ao banimento oculto (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)

Infringir direitos autorais

Utilizar músicas ou vídeos de terceiros sem dar a devida autoria ou ter o conteúdo derrubado pelos verdadeiros autores pode prejudicar o seu alcance.

Hashtags banidas

Utilizar hashtags proibidas, em excesso ou que podem estar relacionadas a spam pode levar ao shadowban.

Uso de bots

O uso de bots para seguir, curtir ou comentar de forma automática pode ser detectado pelo Instagram como atividade suspeita.

Comportamento de spam

Postar repetidamente o mesmo conteúdo, comentar de forma excessiva ou enviar mensagens em massa pode ser interpretado como spam pelo algoritmo do Instagram.

Seguidores inautênticos

Participar de esquemas de seguimento mútuo ou outras atividades inautênticas para aumentar o número de seguidores pode ser penalizado pelo Instagram.

Como saber se estou no shadowban

Quando você está no shadowban, suas publicações terão um menor alcance e uma queda significativa no número de curtidas, comentários e interações. A sua página de perfil também poderá ser omitida de resultados de busca na plataforma.

A Meta não reconhece oficialmente esse recurso de banimento, mas você ainda pode verificar o “Status da conta” para ver se há conteúdos removidos do seu perfil e que prejudicam a sua visibilidade na rede social.

Veja como analisar a situação da sua conta no Instagram:

  1. Acesse a sua página de perfil no Instagram;
  2. Toque no botão de engrenagem e abra as “Configurações”;
  3. Acesse “Status da conta”;
  4. Verifique se há sinalizações sobre suas atividades.
    O
    O “Status da Conta” mostra se a conta tem alguma restrição (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)

Dentro dessa seção, você pode saber mais sobre conteúdos inadequados e solicitar análises sobre publicações excluídas pela plataforma.

Para confirmar se a sua conta está no shadowban do Instagram, você também pode pedir para alguém que não segue você na rede social para tentar buscar o seu perfil — caso não encontre, é porque você está em “banimento oculto”.

Como sair do shadowban do Instagram

Segundo as experiências das pessoas, o Instagram pode te colocar em shadowban por um período de 30 a 90 dias — contas com reincidência de conteúdos removidos são banidas pelo tempo máximo.

Durante esse período, não há nada o que você pode fazer para sair do banimento. A única alternativa é solicitar a reavaliação sobre conteúdos removidos caso ache que a exclusão que levou ao “banimento oculto” foi equivocada.

  1. Acesse a sua página de perfil;
  2. Entre em Configurações > Status da conta;
  3. Acesse “Conteúdos removidos”;
  4. Solicite a reavaliação sobre as remoções.

Se o Instagram concordar que a remoção foi desnecessária, sua publicação será reinstaurada e seu perfil sairá do banimento. Caso contrário, você deverá esperar o período de punição.

O que fazer se estiver no shadowban

Durante o período em que estiver no shadowban, você pode (e deve) continuar suas atividades para manter o máximo de engajamento possível com seu perfil. Ter boas práticas podem ajudar a minimizar os efeitos do banimento.

Nesse sentido, você pode realizar as seguintes ações:

  • Publicar novos conteúdos que seguem as diretrizes da rede;
  • Interagir organicamente com outras contas;
  • Manter o engajamento com quem já seguem você.

Para saber mais, veja também como funcionam o algoritmo de recomendação e o shadowban do Instagram.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Sonda encontra “aranhas” na região polar de Marte; saiba o que são
  • Síndrome da autocervejaria faz corpo produzir álcool, mesmo sem beber
  • Placa Mercosul: Uruguai usa gambiarra para incluir cidade
  • Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
  • Jovens não querem jogar videogame no PS5 e Xbox, revela pesquisa
  • Os filmes que chegam aos cinemas em maio de 2024
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul