• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

C-Move Sul: Senador defende frota de ônibus elétrico em evento na Capital

Vence em 31 de maio a medida provisória 1.205/2023, do Programa Mover, que dá incentivos fiscais para empresas do ramo automotivo que investem em descarbonização.

O presidente da Frente Parlamentar pela Eletromobilidade, senador Rodrigo Cunha, esteve em Florianópolis e disse nesta sexta-feira (26), durante o C-Move Sul (Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos), que é “preciso ter estímulo, estabilidade e segurança jurídica para a cadeia automotiva”.

Para o senador Rodrigo Cunha, gestores estaduais e municipais devem olhar para a qualidade de vida das pessoas – Foto: Divulgação/ND

Projeto de lei

Ao mesmo tempo que este prazo termina, tramita na Câmara dos Deputados e no Senado o projeto de lei do Programa Mover, com o mesmo teor, com rito de urgência, enviado pela Presidência da República.

São 90 dias, pelo menos, para o debate. A estimativa do senador é de que o projeto de lei seja aprovado até o fim do ano. Entusiasta da mobilidade verde, Cunha defende a ampliação dos ônibus elétricos urbanos.

Senador Rodrigo Cunha quer aprovar o projeto de lei do Programa Mover – Foto: Divulgação/ND

“O gestor público não deve olhar apenas para a pessoa e para o bolso. Deve olhar para a qualidade de vida das pessoas também. Por mais que ainda hoje o custo da aquisição do veículo elétrico seja maior que o veículo a combustão, o ônibus movido a combustível faz muito barulho, polui muito mais e incomoda a vida das pessoas, ao contrário do elétrico, que elimina estas duas situações.

O gestor responsável tem que apresentar uma ação para o futuro”, ressalta. No C-Move Sul, a descarbonização dos transportes e a transição para a mobilidade limpa foram debatidos por especialistas do setor. Assim como os obstáculos e as oportunidades para a renovação da frota de transporte público coletivo.

Rodrigo Cunha defende a ampliação dos ônibus elétricos urbanos – Foto: Divulgação/ND

Participaram representantes das marcas WEG, Eletra, Caio, Tesla, Fever, MotoChefe Sul, Tui Motors e Dimas (GWM), além das startups Mobway e NanoLaw.

C-Move Sul em 2025

O congresso já está agendado para o ano que vem, nos dias 8 e 9 de maio, de acordo com Ricardo Guggisberg, presidente do IBMS (Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável) e da organizadora MES Eventos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul