• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nova empresa terceirizada vai realizar coleta de lixo em Florianópolis

Florianópolis terá uma nova empresa terceirizada para a coleta de lixo nas próximas semanas. De acordo com a prefeitura, o contrato com a FG Soluções Ambientais encerrou e, em vez de renovar, o município resolveu chamar a empresa vencedora de uma licitação em curso.

Empresa terceirizada realiza coleta de lixo em Florianópolis

FG Soluções Ambientais encerrou contrato com Prefeitura de Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/ND

No início desta semana, a Racli Limpeza Urbana, empresa com sede em Criciúma, enviou a documentação necessária, que será analisada pela estrutura jurídica da Capital.

Além disso, demais concorrentes do pregão têm um prazo para, eventualmente, questionar o resultado. Caso tudo transcorra dentro da normalidade, a expectativa é que a empresa do Sul do Estado comece a atuar na Capital, em 10 a 15 dias.

A FG, empresa com matriz na Bahia e filiais em São Paulo, atuava no Norte da Ilha, em todo Continente e na região central da cidade. Conforme dados da prefeitura, o serviço terceirizado realiza 60% da coleta no município e o restante é de responsabilidade da Comcap.

Empresa realiza coleta de lixo em Florianópolis

Nova empresa terceirizada vai realizar coleta de lixo em Florianópolis – Foto: Divulgação/PMF/ND

Efetivado em 10 de janeiro de 2022, o ato de habilitação da empresa FG encerrou na quinta-feira (25), quando uma publicação no Diário Oficial do Município informou a anulação de atos do pregão eletrônico 618/SMA/DSLC/2021, por meio da Secretaria Municipal de Licitações, Contratos e Parcerias.

A nova empresa, assim que habilitada, vai operar em todas as áreas que antes eram de responsabilidade da FG. Caberá aos funcionários da Comcap e a trabalhadores temporários atuar na coleta durante o período de transição entre uma empresa e outra.

Na última greve da Comcap, em março deste ano, uma dupla de trabalhadores foi rendida por bandidos encapuzados que atearam fogo num caminhão da FG.

A empresa relatou um prejuízo de aproximadamente R$ 700 mil no episódio. Na operação em Florianópolis, a FG atuava com 26 caminhões compactadores toco, um caminhão compactador trucado, um caminhão trucado roll on roll off, um caminhão duplo poli guindaste, dois caminhões Acello compactador 3/4 e dois Kias Bongo para coleta em difícil acesso.

Empresa realiza coleta de lixo em Florianópolis

Trabalhadores da Comcap realizam a coleta de lixo na cidade – Foto: Maria Fernanda Salinet/Arquivo/ND

A empresa tinha 260 colaboradores atuando na Capital. Desde o último domingo (29), a FG está fora de operação na Capital. Procurados, representantes da empresa não se manifestaram sobre o fim do contrato.

Racli Limpeza Urbana já faz coleta de lixo em Santa Catarina

A reportagem também tentou ouvir representantes da nova empresa, porém, não houve retorno. Em site próprio, a Racli se posiciona como uma empresa especializada em coleta de resíduos sólidos urbanos e limpeza pública e que, atualmente, atende nove municípios em Santa Catarina.

Diz, ainda, que possui frota com mais de 40 caminhões equipados com sistema de rastreamento via GPS online, para o controle e acompanhamento em tempo real das informações das rotas de cada equipe de coleta.

“As equipes de coleta, por sua vez, são equipadas com EPIs (Equipamento de Proteção Individual), treinadas e instruídas regularmente a prestar um serviço de qualidade, valorizando os mínimos detalhes – até mesmo o simples fato de varrer e recolher os resíduos caídos no decorrer da prestação dos serviços”, informa a empresa no site.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.