• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Deputados trumpistas farão sessão sobre “democracia brasileira” no Congresso dos EUA

Comitiva bolsonarista acompanha o deputado republicano Chris Smith em frente ao Capitólio, em Washington. Foto: Reprodução/X

Na próxima semana, o Congresso norte-americano realizará uma audiência para discutir uma suposta crise da democracia no Brasil. Com informações da Folha de S.Paulo.

O evento contará com a presença do jornalista Michael Shellenberger, responsável pela divulgação de arquivos do Twitter (atual X) relacionados ao Brasil, do CEO da rede conservadora Rumble, Chris Pavlovski, e do blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo Filho.

Não está prevista a participação do bilionário Elon Musk, dono do X, que vem atacando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Elon Musk, dono do X. Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

Marcada para a próxima terça-feira (7), a audiência está sendo organizada pelo subcomitê de Saúde Global, Direitos Humanos Globais e Organizações Internacionais, vinculado ao Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos.

O título da audiência, “Brasil: Uma crise da democracia, da liberdade e do Estado de Direito?”, é o mesmo de um debate anterior planejado para março na Comissão de Direitos Humanos, mas que foi bloqueada pelo copresidente do órgão, Jim McGovern.

Na época, o líder republicano da comissão, o deputado Chris Smith, prometeu insistir na realização do evento. Smith, que é próximo de bolsonaristas, também é copresidente do subcomitê que sediará a audiência na próxima semana.

“O Brasil está indo na direção da anarquia e do Estado pelo direito —em que o direito é usado seletivamente como um instrumento de poder político para processar pessoas como forma de silenciar a oposição”, afirmou o republicano após o cancelamento da audiência.

A iniciativa faz parte de uma ofensiva internacional coordenada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para obter apoio às alegações de perseguição e censura no Brasil.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.