• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    A Rede Social (jornalfloripa.com.br)

Cadastro público de pedófilos e agressores sexuais de SC é validado por deputados; entenda

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) apresentou parecer favorável na terça-feira (30) ao PL (Projeto de Lei) que prevê a criação de um cadastro estadual para pedófilos e agressores sexuais.

Foto mostra mulher de costas no escuro mexendo no notebook em cima da mesa para ilustrar matéria sobre cadastro de pedófilos em SC

Cadastro poderá ser consultado por autoridades e pela população, com algumas regras – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Projeto prevê criar cadastro de pedófilos e agressores sexuais

O PL 115/2024, de autoria do deputado Carlos Humberto (PL) estabelece ainda que o cadastro das informações deve ficar sob responsabilidade da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) e o órgão vai determinar os procedimentos relacionados à criação, atualização, divulgação e o acesso ao banco com os dados.

  • De acordo com o projeto, também serão incluídos no cadastro agressores sexuais com sentença transitadas em julgado – aquelas que não cabem mais recurso – em processos que apuram crime de estupro.

O cadastro estadual deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:

  • Dados pessoais completos, profissão, e fotografia recente;
  • Idade e características físicas do agente;
  • Endereço do último local de moradia e/ou atividade laboral (que se tem registro);
  • Local em que o crime foi praticado e breve resumo dos fatos que levaram à inscrição do indivíduo no cadastro estadual, com número do processo judicial;
  • Registro de passagens pela polícia.

O texto do deputado pontua que o banco com as informações poderá ser acessado pelas polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, além de “outras autoridades que justifiquem a necessidade do acesso” de forma integral.

A população em geral também poderá acessar a ferramenta, mas apenas nome e foto das pessoas cadastradas estarão disponíveis.

O projeto recebeu seis votos favoráveis, incluindo o do relator do projeto, deputado Pepê Collaço (PP). Veja a lista completa:

  • Dep. Ana Campagnolo (substituída pelo deputado Maurício Peixer, ambos do PL)
  • Fabiano da Luz (PT)
  • Marcius Machado (substituído pelo deputado Estêner Soratto, ambos do PL)
  • Napoleão Bernardes (PSD)
  • Volnei Weber (MDB)

Na última quarta-feira (24) a CCJ do Senador Federal concluiu a votação do PL 6.212/2023 que prevê o acesso aos dados sobre condenados por crimes contra a dignidade sexual.

A matéria do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais proposta pela senadora Margareth Buzetti (PSD), de Mato Grosso, pretende deixar público o nome completo e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) de pessoas condenadas em 1ª instância para futuras consultas públicas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.