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Idosa morre após família não conseguir fazer ligações para números emergenciais, diz parente


Família disse que consegue ligar para vários outros números, menos para os emergenciais. Procon investiga o caso. Maria Soares da Costa, que morreu após passar mal, em Jaraguá
Arquivo pessoal/Maria Aparecida da Costa
Uma família denunciou que a idosa de 70 anos, Maria Soares da Costa, morreu depois de a família não conseguir ligar para o Samu e o Corpo de Bombeiros para que ela fosse levada ao hospital enquanto passava mal, em Jaraguá, na região central de Goiás. Segundo a sobrinha da idosa, Maria Aparecida da Costa, de 35 anos, a família consegue ligar para vários outros números, menos para os emergenciais.
“Minha tia estava agonizando e era acamada, não tinha como levarmos ela [ao hospital]. A gente liga 192 e 193, quando atende, cai na Polícia Militar. Liga no bombeiro, cai na polícia. Emergência não está funcionando de jeito nenhum”, descreveu Maria Aparecida.
O caso com a tia aconteceu na madrugada da segunda-feira (29). Ao g1, o Procon de Jaraguá informou que está investigando a situação e informou ainda que já notificou a Oi, uma vez que a operadora é a linha base dos números de emergência da cidade. A Oi informou que enviou uma equipe técnica ao local para verificar a falha e, se for de responsabilidade da companhia, irá realizar os reparos necessários.
O g1 também entrou em contato com a Claro, uma vez que essa é a operadora do número que a família utilizou para tentar acionar o socorro. A operadora Claro informou que a “rede opera normalmente na região e que as chamadas para os números mencionados estão funcionando corretamente, sem ocorrências”.
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Morte de idosa
A dona de casa Maria Aparecida contou que tanto a tia Maria Soares da Costa, que era acamada, quanto a mãe, que tem 66 anos e está com o fêmur quebrado, estavam morando com ela. No dia em que a idosa passou mal, a sobrinha estava indo para Goiânia com as filhas, que respectivamente possuem epilepsia e paralisia cerebral.
Na ocasião em que a idosa passou mal, ela estava em casa com a irmã (com o fêmur quebrado), o esposo da sobrinha (que fez as ligações para o socorro) e três filhos dele, sendo que um deles tem hidrocefalia, autismo e outros três problemas de saúde.
Maria Aparecida contou que o esposo ligou mais de 30 vezes para a emergência, já que não podia deixar o filho e a sogra sozinhos em casa. No entanto, como o estado dela parecia grave, ele deixou o filho aos cuidados da sogra com o fêmur quebrado e foi até o Samu para que a idosa fosse socorrida.
Após a morte da idosa, a irmã dela, que não consegue andar após ter passado por uma recente cirurgia depois de quebrar o fêmur, também passou mal e precisou de atendimento médico. Segundo a família, novamente não foi possível acionar o socorro. Ela foi levada ao hospital pelos bombeiros após os familiares irem até o quartel pedirem socorro. Ela recebeu alta na quarta-feira (30).
“Não tínhamos como colocar ela no carro [e levar ao hospital], porque ela sente muita dor”, explicou Maria Aparecida.
Problema recorrente
O Procon de Jaraguá informou ao g1 que, desde o ano passado, moradores reclamam de ligações que não são completadas. Desde então, a instituição analisa os diferentes casos e notifica as operadoras responsáveis em para que a falha seja solucionada e o serviço chegue à população.
“Teve um caso que a gente precisou fazer uma configuração no aparelho. Cada caso é um caso específico”, explicou a presidente do Procon em Jaraguá, Charlene Ramos.
A presidente exemplificou que, em um dos setores da cidade, moradores de um setor estavam com problemas similares em que as chamadas de determinada operadora não completavam. Após o Procon notificar empresa, a operadora instalou uma nova torre e o problema foi resolvido. No entanto, reclamações de diferentes tipos têm voltado a aparecer.
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