• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

COI divulga lista de 36 atletas da delegação de refugiados para Paris

Pela terceira vez na história, a delegação olímpica de refugiados fará parte dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou a lista de 36 atletas que formarão a equipe de refugiados nos jogos da capital francesa nesta quinta-feira (2/5).

A delegação contará com 23 homens e 13 mulheres com status de refugiado reconhecido pela Organização da Nações Unidas (ONU). Os 36 desportistas disputarão o pódio em 12 modalidades diferentes nos Jogos de Paris.

“Nós os recebemos de braços abertos. Vocês são um enriquecimento para nossa Comunidade Olímpica e para nossas sociedades. Com sua participação nos Jogos Olímpicos, vocês demonstrarão o potencial humano de resiliência e excelência. Isso enviará uma mensagem de esperança para mais de 100 milhões de pessoas deslocadas ao redor do mundo”, afirmou o presidente do COI Thomas Bach.

A equipe olímpica de refugiados estreou nas nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, com uma delegação de 10 atletas. Em Tóquio, este número cresceu para 29 desportistas.

Ao todo, 34 dos 36 atletas que estarão nas Olimpíadas foram convidados pelo COI para participar dos Jogos de Paris. Já a boxeadora Cindy Ngamba, refugiada camaronesa na Grã-Bretanha, e o lutador de taekwondo Ali Reza Abbasi, refugiado afegão no Irã, conquistaram as suas vagas através de competições oficiais.

Delegação

Esta será a primeira vez que a delegação de refugiados será representada pela sua própria bandeira, caracterizada com uma coração ao centro. Nas edições anteriores, o time de refugiados carregava a bandeira olímpica tradicional, com os aros das olimpíadas.

O time terá atletas de 11 países de origem diferentes, divididos entre os continentes africano, asiático e americano. As nações com mais representantes são o Irã, o Afeganistão e a Síria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.