• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    A Rede Social (jornalfloripa.com.br)

SP envia mais 2 helicópteros ao RS para ajudar vítimas das chuvas

São Paulo – O governo de São Paulo enviará neste sábado (4/5) dois novos helicópteros Águia ao Rio Grande do Sul para reforçar o auxílio das forças de segurança paulistas no socorro às vítimas dos temporais que atingem o estado.

Dois pilotos, um mecânico e um enfermeiro embarcam no helicóptero, de Modelo H135, que é utilizado em serviços de transporte aeromédico e tem capacidade para transportar até sete pessoas.

A outra aeronave que embarca rumo ao sul é o Águia 24, com três pilotos, dois tripulantes operacionais e um mecânico. Os dois helicópteros se somam ao Águia 12, que já está no local desde a última quarta-feira (1º/5).


0

Equipes da Polícia Militar de São Paulo, com agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação, atuam para ajudar o estado gaúcho na localização e socorro médico de vítimas soterradas, no salvamento de pessoas ilhadas e na busca de desaparecidos.

Já foram enviados aos locais atingidos 45 policiais, 2 cães farejadores, 8 viaturas e 7 embarcações, além do helicóptero Águia 12. Um avião King Air também foi colocado à disposição pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para apoiar o transporte de equipes até o sul do país.

A Defesa Civil de SP também enviou quatro agentes ao Rio Grande do Sul para auxílio às vítimas e apoio técnico às autoridades gaúchas. O órgão ajuda na construção de um centro logístico de ajuda humanitária regional na cidade de Estrela, no Vale do Taquarí.

“A cidade de Lajeado, que tem o posto de comando avançado, tem problemas de acesso porque a ponte do Rio Taquari, que liga Estrela a Lajeado, foi obstruída, fazendo com que nós não tenhamos ainda acesso por terra”, afirma Roberto Farina, capitão da Defesa Civil.

Helicóptero faz resgate em telhados

Até esta sexta-feira (3/5), 58 pessoas e um cão já foram resgatadas pelos militares paulistas no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, as vítimas estavam ilhadas em telhados de residências em razão das inundações. Os resgates aconteceram nessa quinta-feira (2/5) nas cidades de São Sebastião do Caí e Bom Princípio, no Vale do Caí, uma das regiões mais castigadas pelos temporais.


0

Foram mais de sete horas de voo com a aeronave para realizar os salvamentos. Em um dos casos, uma família com três crianças foi resgatada. As vítimas foram levadas até o ponto de apoio do governo local.

Bombeiros e Defesa Civil

Também participam da missão homens do Corpo de Bombeiros, do Comando de Aviação e da Defesa Civil do Estado. Um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também foi mobilizado. As equipes paulistas têm atuado na localização e socorro médico de vítimas soterradas, no salvamento de pessoas ilhadas e na busca de desaparecidos.

A Defesa Civil têm concentrado esforços na região do Vale do Taquari, em especial na cidade de Estrela, outra área bastante atingida pelas inundações. No vídeo abaixo, feito com drone do órgão de São Paulo, é possível ver a grave situação da cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.