• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

As zolhudas chegaram…

Laguna registrou a primeira captura de tainhas da temporada na quinta-feira. No litoral de Santa Catarina, a temporada de pesca artesanal começou no dia 1º de maio. A pesca artesanal representa uma tradição enraizada na cultura local.

Os pescadores, com suas embarcações coloridas e habilidades ancestrais, saem ao mar com a esperança de uma pesca abundante nesta safra. É um espetáculo de determinação e conexão com o mar, onde a sabedoria transmitida de geração em geração se une à natureza imprevisível do oceano.

Para este ano, a expectativa dos pescadores é para que o tempo não seja tão chuvoso. “Para uma boa temporada também precisamos contar com o tempo. Se houver muita chuva, não há tanta pesca. Estamos na expectativa dos ventos sul”, fala o pescador lagunense Wilson Francisco, o Safico, que pesca há 50 anos.

De acordo com a Epagri/Ciram, as condições favoráveis à pesca da tainha devem ocorrer nos primeiros dias deste mês, possibilitando os primeiros lanços neste fim de semana. O vento sul faz com que a água fria e salgada entre nos estuários, provocando a saída dos cardumes de tainha para a desova. Esse vento sul, quando sopra por algum tempo, empilha e empurra as águas frias para a costa catarinense.

A temperatura da superfície do mar (TSM) no início da safra ainda está próximo dos 22°C a 25°C e durante o outono deverá diminuir, propiciando melhores condições para saídas mais rápidas dos cardumes de tainhas, para a desova e sua captura no litoral do Estado.

Cotas   

No último mês, o governo federal divulgou um leve incremento nas cotas definidas para a pesca em portaria conjunta dos ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura (MMA/MPA).

Para 2024, a cota de captura para a pesca cerco/traineira (industrial) é de 480 toneladas e para o emalhe anilhado, é de 586 toneladas. Na visão do governo estadual, o montante ainda ficou abaixo das expectativas dos pescadores defendidas em inúmeras reuniões com o MPA.

A safra teve início nesta quarta-feira para a pesca na modalidade de arrasto de praia. Já no dia 15 começa a modalidade de emalhe. A partir de 1º de junho, fica permitida a pesca industrial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.